Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]


Chuck Comeau destaca mídias sociais e amizade da banda ao Dallas Observer

O portal Dallas Observer publicou recentemente uma entrevista com o baterista do Simple PlanChuck Comeau, na qual o músico fala sobre mídias sociais e destaca a amizade que a banda mantém desde a adolescência.

A matéria também destaca os 20 anos de carreira do Simple Plan e a Simple Plan Foundation, que desde 2005, arrecada fundos em prol de crianças e adolescentes com necessidades. Confira a matéria completa e traduzida pela nossa equipe:

Depois de 20 anos, o Simple Plan só quer fazer música e alguma diferença

Embora possam ser mais pop do que punk, os membros do Simple Plan são inegavelmente queridos. Os fãs não foram capazes de se cansar desses canadenses que usam guyliner desde que ouvimos seu primeiro álbum No Pads, No Helmets… Just Balls, em 2002, com mega-hits como I’m Just a Kid e Addicted, nos quais lamentavam as lutas de crescer e sobre como o amor pode ser difícil.

Uma coisa é reclamar que você é “apenas uma criança, e a vida é um pesadelo”, mas o Simple Plan leva isso a um outro nível, ajudando realmente as crianças. Eles criaram a Simple Plan Foundation em 2005 e, desde então, doam centenas de milhares de dólares a cada ano para organizações que beneficiam jovens carentes. Os beneficiários vão desde organizações dedicadas ao combate à dependência de drogas e depressão até aquelas que promovem o treinamento musical como forma de “ajudar os jovens a desenvolver uma paixão e encontrar um objetivo na vida”.

O baterista e membro fundador, Chuck Comeau, atribui grande parte do sucesso do Simple Plan ao grande compromisso com sua música e mensagem.

“Nós sempre acreditamos nessa banda”, ele nos diz por telefone. “A partir do momento em que formamos a banda [em 1999], pensamos que, se amássemos o que fizemos, certamente haveria algumas pessoas por aí que se conectariam conosco e também amariam”.

Mal sabiam eles que seriam lendas do pop-punk.

“Era difícil sentir o que estava acontecendo”, lembra Comeau dos primeiros dias da banda. “Você tinha que ir a algum lugar para entender. Recebemos esses e-mails como ‘Ah, está vendendo muito’, mas até chegarmos lá, não percebemos a magnitude deles. Então isso mudou a vida”.

Mesmo antes das mídias sociais, o Simple Plan chegou aos corações dos fãs em todo o mundo. Comeau diz que durante a primeira turnê da banda no exterior, eles tinham “pessoas nos esperando no aeroporto e nos hotéis e nos seguindo nas ruas”.

O fato de terem perseguidores provavelmente era uma boa indicação de sua popularidade, mesmo naqueles primeiros dias. Mas mesmo assim, Comeau e seus colegas de banda pretendiam ser o mais transparentes possível com seus fãs, o que, segundo ele, promoveu uma conexão mais forte.

“Embora não tivéssemos mídias sociais, sempre demoramos muito tempo e tivemos muito esforço para entrar em contato com nossos fãs e nos conectar com eles”, lembra Comeau. “Colocamos vídeos em nosso site e criamos algo para que as pessoas possam nos enviar mensagens, e escrevemos de volta. Por isso, sempre abraçamos toda a conexão e somos um livro aberto”.

Hoje, ter presença nas mídias sociais é a chave para o sucesso contínuo da maioria das bandas; O Simple Plan não é exceção, e a banda é conhecida por estar ativa em todas as plataformas.

“Eu acho que é uma ferramenta maravilhosa para alcançar as pessoas e se conectar… Agora você recebe muito feedback imediatamente”, diz Comeau, referindo-se ao processo de lançamento de novas músicas. “Dentro de minutos, você sabe se tem algo que as pessoas gostam ou não. Às vezes, pode ser um pouco estranho, mas também há algo poderoso nisso”.

Claro, “FOMO” também vem junto com todas as alegrias das mídias sociais, e parece que Comeau não é impermeável ao medo de perder.

FOMO: é a patologia psicológica que se produz pelo medo a ficar fora do mundo tecnológico ou a não se desenvolver ao mesmo ritmo que a tecnologia.

“Eu só queria que o Instagram existisse em 2002, porque já teríamos 10 milhões de seguidores”, diz ele, rindo.

O Simple Plan já existe há 20 anos, e eles conseguiram manter a mesma formação de cinco caras durante todos os altos e baixos da vida. Comeau diz que ele e seus colegas de banda também são apenas bons amigos que vêm da mesma cidade, e é a amizade deles que os mantêm.

“Nós não nos reunimos porque um cara era o melhor músico da nossa cidade”, ele nos diz. “Nós nos reunimos porque somos amigos e queríamos fazer isso por diversão”.

Essa camaradagem ajuda a manter os rapazes fundamentados e humildes.

“Se alguém começa a agir de uma certa maneira, ficamos tipo ‘Cara, eu te conhecia quando você tinha 13 anos, então não faça isso'”, continua ele. “Quando temos um problema, apenas entramos em uma sala e conversamos, e não vamos embora até que seja resolvido. Você coloca seu ego para trás e percebe que estão melhor juntos”.

O Simple Plan pegou a estrada mais uma vez para uma turnê com We The Kings e State Champs, criando a programação dos sonhos para fãs de pop-punk de todas as idades. Em comemoração à turnê, eles lançaram a faixa de colaboração Where I Belong, a primeira música nova da banda desde 2016. A faixa rapidamente se tornou uma das mais populares em seu catálogo, provando que o Simple Plan veio para ficar.

“Conseguimos escrever algo que realmente parece pop-punk, mas de uma maneira nova e moderna. Parece muito 2019, mas também o início dos anos 2000”, diz Comeau sobre a nova faixa. “É uma coisa difícil de fazer, mas acho que conseguimos. A reação geral de todas as bases de fãs de todas as bandas foi incrível”.

A banda tocou Where I Belong ao vivo em todos os shows durante sua turnê, e os fãs de Dallas podem esperar isso quando a turnê parar aqui no domingo, 17 de novembro, no House of Blues. Comeau diz que Derek Discanio, do State Champs, e Travis Clark, do We The Kings, se juntarão ao Simple Plan no palco para apresentar a poderosa faixa.

A maioria dos membros do Simple Plan se tornou maridos e pais neste momento, mas isso só aumentou sua motivação para promover a banda e seu legado.

“Queremos que eles vejam nossos shows e amem a música, então há uma motivação maior”, diz Comeau sobre os filhos dos colegas de banda. “Trata-se de ser capaz de se adaptar a onde você está na sua vida e fazer a situação da banda funcionar”.

Vale lembrar que Chuck Comeau conversou com o portal americano Houston Press recentemente. Relembre clicando aqui.

Aproveite para ver também tudo o que rolou no show do Simple Plan em Dallas, clicando aqui.

Acompanhe nosso site e nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) para receber as últimas atualizações sobre o Simple Plan.

Seja o primeiro a comentar aqui!

© 2005 - 2024 - Alguns direitos reservados | Desenvolvido por Kézily Correa