Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
A história do Simple Plan começa nos anos 90 em Montreal, quando o baterista Chuck Comeau e vocalista Pierre Bouvier tinham 13 anos e eram do Roach, um conjunto punk do Canadá. “Pierre e eu somos amigos há muito tempo”, Comeau disse. “Nós temos tocado juntos desde o dia em que eu ganhei a minha primeira bateria”. A partir de 1995 o Roach passou a se chamar Reset e lançou seu primeiro álbum em 1997 mas no ano seguinte Comeau foi expulso da banda e decidiu dedicar-se aos estudos. Mas muito cedo o baterista foi atraído de volta para a música, e em 1999, ele começou a tocar com seu amigo de escola, o guitarrista Jeff Stinco. Sebastien Lefebvre, outro guitarrista amigo, foi logo acrescentado nisso, e a nova banda havia nascido. A única coisa que estava faltando era um vocalista. “Nós fomos numa caçada”, Comeau lembra-se. “Nós conhecemos milhões de pessoas, mas quanto mais nós pensávamos nisso, mais nós percebíamos que precisávamos do Pierre na banda”. Enquanto isso, Bouvier ficou desiludido com Reset, onde ele estava lidando com quatro obrigações mais o vocal. “Eu queria desistir, voltar para a escola e esquecer tudo isso de música”, Bouvier disse. “Daí, uma noite eu vi o Chuck no show do Sugar Ray em Montreal, e ele tipo, Eu tenho essa outra banda, e nós estamos procurando por um cantor. Eu fui lá e vi eles ensaiando, e a música era muito recente e muito nova, então eu pensei, você sabe, eu só vou tentar mais uma vez”.
Os caras começaram a elaborar músicas punk-pop mas as coisas ainda estavam incompletas. “Nós pensamos, falta um pouco mais”, Bouvier disse, “mas o que mais nós poderíamos fazer? Nós pensamos, seria uma coisa muito boa se nós tivéssemos muita interação ao vivo com o público, então nós decidimos incluir mais um membro. Desse jeito eu poderia pular pelo palco e ficar mais perto da platéia”. Entrou David Desrosiers o vocalista/baixista que tinha substituído Bouvier no Reset. Desrosiers aceitou um convite para se juntar ao Simple Plan, que libertou Bouvier a pular no meio das pessoas da platéia. “Nós queríamos ser um pouco diferente e um pouco mais movimentado no palco”, disse Comeau. “Nossos shows são mais de pular, se divertir e ficar louco. E porque nós temos três pessoas com ótimas vozes – Pierre, David e Seb nós queríamos focalizar nas três harmonias e tentar fazer disso a nossa coisa especial”.
O quinteto gravou vários demos e começou a tocar em shows punk para todas as idades, junto a festivais como Vans Warped Tour 2001, Edge Fest II e Toronto’s Snow Jam. “Nós sempre amamos a força e a energia punk”, explica Comeau. “Então toda música que nós escrevemos tem que incorporar a dimensão. Senão nós ficamos entediados. E mesmo que nossas músicas sejam contagiosas, elas nunca são realmente pop. Tem sempre muita intensidade acontecendo”. “Depois de escrever a maioria do nosso [primeiro] CD, nós percebemos que nós tínhamos um monte de músicas contagiosas com letras muito tristes e emocionais”, ele disse. “Nós achamos que isso era um contraste bem radical. Há muita gente por aí que não estão muito satisfeitos com o que está acontecendo na vida deles, e é a mesma coisa para nós. É muito difícil crescer e se acostumar com isso, mesmo quando você cresce. Nós somos todos entre 20 e 30, mas mesmo assim nos sentimos muito jovens. Porque nós estamos em uma banda, nós nunca abandonamos nossos anos de adolescentes”. “Na minha cabeça, eu ainda sou um cara de 17 anos”, Bouvier concorda. “Nós sabemos o que as crianças passam, porque nós passamos por isso, e nós ainda estamos passando por isso, então nós sabemos como isso é difícil. Nós queremos que sintam como se estivéssemos falando deles para eles. É uma ótima sensação receber uma carta ou um e-mail de alguém que se relaciona com nossas músicas e falar, ‘Nossa, vocês estão cantando exatamente como eu me sinto.”
O primeiro álbum da banda, No Pads, No Helmets Just Balls, lançado em 19 de março de 2002, foi gravado em Toronto com o produtor Arnold Lanni (Our Lady Peace, Finger Eleven). O disco tem convidados de outras bandas amigas, incluindo Joel Madden do Good Charlotte e Mark Hoppus do Blink 182. 2002 também viu os caras irem para a estrada para apoiar o álbum. “Nós simplesmente queremos tocar todos os dias”, disse Comeau. “Eu disse para todos que trabalham conosco, ‘Nós não precisamos de nenhum dia de folga – simplesmente marque-nos’. É como o nome diz, Simple Plan. Nós só temos esse plano simples para ir para a estrada e conhecer pessoas e fazer novos amigos e só ver quem gosta da nossa banda”.
O álbum conta com quatro videoclipes sendo todos eles singles oficiais (I’m Just a Kid, I’d Do Anything, Addicted e Perfect).
Em 2004 lançaram seu segundo álbum, Still Not Getting Any…, no dia 26 de outubro. Eles dizem estarem muito mais maduros nesse álbum, porque no anterior havia músicas escritas há 4 anos, quando não tinham muita experiência musical, mas dizem ainda serem os mesmos brincalhões de sempre.
O álbum conta com quatro videoclipes sendo todos eles singles oficiais (Welcome To My Life, Shut Up!, Untitled e Crazy).
Em setembro de 2005, Simple Plan aterrissou pela primeira vez em terras brasileiras.
No dia 17 de setembro a banda fez seu primeiro show no Rio de Janeiro e, no dia seguinte, foram a primeira banda internacional a se apresentar no festival “Mix Festival” da rádio Mix, em São Paulo. A banda ainda participou de programas de TV como “Jô Soares [Rede Globo]” e “Gordo Freak Show [MTV]”, e também fez um pocket show e uma noite de autógrafos em São Paulo antes de deixarem o país. A banda garantiu que ficou apaixonada pelo Brasil e pelos seus fãs, e prometeu voltar em breve.
Quase um mês depois de sua vinda ao Brasil, a banda deu um belo presente aos seus fãs com o lançamento de um CD ao vivo. O CD “MTV Hard Rock Live” foi lançado no dia 4 de outubro em duas edições especiais: uma edição limitada e de colecionador que contém o CD, DVD, um botton, um patch e um livro de bolso com fotos do show. A outra versão – normal – contém apenas o CD e o livro de bolso de fotos do show.
Em 2006 a turnê da banda foi finalizada oficialmente mas mesmo assim, em setembro, eles reservaram alguns dias para se apresentar em festivais e eventos do Canadá e da França. No fim do ano a banda anunciou algo bombástico. A banda marcou duas novas datas para shows no Brasil mesmo depois de quase 06 meses de turnê finalizada.
No dia 18 de janeiro a banda fez um show exclusivo para o programa global “Big Brother Brasil” e em 19 de janeiro de 2007 a banda se apresentou no Claro Hall do Rio para uma casa quase cheia. No dia seguinte a banda foi à cidade de São Paulo e fez um show bem maior do que do ano de 2005.
Eles se apresentaram no Anhembi para quase 15 mil fãs e finalizaram a turnê dizendo que o Brasil teria se tornado o 6º componente do Simple Plan e era o país favorito da banda.
No dia 12 de fevereiro de 2008 foi lançado o terceiro álbum do grupo, Simple Plan. Sua capa foi decidida por votos pela Internet, feita por eles, para ver qual os fãs preferiam. O CD conta com duas versões: a versão normal e a Deluxe, que contém vídeos e duas faixas a mais. Possui três videoclipes sendo todos eles singles oficiais (When I’m Gone, Your Love Is A Lie e Save You).
No dia 21 de junho de 2011 a banda lançou seu quarto álbum, Get Your Heart On! O CD ganhou muitas críticas positivas e conta com cinco videoclipes (Can’t Keep My Hands Off You, Jet Lag, Astronaut, Summer Paradise e This Song Saved My Life) e quatro singles oficiais (Jet Lag, Astronaut, Summer Paradise e This Song Saved My Life).
A divulgação desse álbum no Brasil foi de grande proporção: as músicas alcançaram o topo das paradas nas rádios brasileiras e videoclipes mais assistidos durante dias seguidos nos meios de reprodução televisiva. Então, depois de cumpridos os shows na Europa, o nosso país teve a honra de recebê-los para shows nas cidades de Teresina, Ceará, Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, todos no mês de outubro de 2012.
A banda resolveu oferecer aos seus seguidores mais um presente: uma fascinante combinação de um álbum de fotos, ‘scrapbook’ e biografia, o Simple Plan: The Official Story, que foi lançado no dia 22 de Novembro de 2012. Esse material exclusivo conta com duas versões, em inglês e em francês; nelas, centenas de fotos que contam a história da banda, fotos de turnês, fotos pessoais antigas e recentes, fotos dos shows e muitas outras. A jornalista Kathleen Lavoie juntou os arquivos desde o começo da banda, há uma década atrás. A visão pessoal que ela traz no livro faz com que você entre na história e se envolva completamente. É algo imperdível.
No dia 03 de dezembro de 2013, a banda fez o lançamento mundial do EP Get Your Heart On – The Second Coming!, uma forma de continuação do quarto CD da banda. As músicas The Rest of Us e Ordinary Life possuem videoclipes oficiais no canal da banda no Youtube, com imagens da banda pelo mundo.
2014 e 2015 foram os anos em que a banda mais se dedicou na produção do quinto álbum, o intitulado Taking One For The Team que foi lançado em 19 de fevereiro de 2016. O #SPAlbum5 conta com cinco videoclipes (Boom, I Don’t Wanna Go To Bed, Opinion Overload, Singing In The Rain e Perfectly Perfect) e quatro singles oficiais (I Don’t Wanna Go To Bed, Opinion Overload, Singing In The Rain e Perfectly Perfect) e já recebeu diversas reviews, dos quais obteve média 8/10 e teve como destaque o lado punk rock.
Em 2016 o Simple Plan deu início a turnê mundial do quinto álbum, a “Taking One For The Team Tour” mas foi só no final daquele ano que a banda apareceu por aqui. Eles passaram por São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Foram shows incríveis, como sempre, mas foi a primeira vez que o baixista David Desrosiers não esteve presente.
Sem terem se recuperado direito dessa turnê, logo no começo de 2017 o Simple Plan já anunciou outra, desta vez em comemoração aos 15 anos do primeiro álbum No Pads, No Helmets… Just Balls. Inicialmente os shows iriam acontecer apenas nos Estados Unidos mas fãs do mundo todo imploraram para a banda esta turnê em seus países e foi no final de maio/começo de junho de 2018 que eles voltaram para o Brasil!
Novamente, os meninos fizeram shows inesquecíveis por aqui, passaram por Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e, uma grande surpresa, Uberlândia – que segundo informações da produção, teve o maior público dentre os cinco shows aqui.
David Desrosiers, de novo, não esteve presente nos shows. Aliás, foi um pouco depois do início da “No Pads, No Helmets… Just Balls Tour” que o baixista revelou estar enfrentando uma batalha contra a depressão e iria se afastar da banda por um tempo.
Foi apenas em junho de 2019, em Cleveland (OH), que David retornou aos palcos com o Simple Plan, no mesmo dia em que os caras fizeram o primeiro show de comemoração dos 25 anos da Vans Warped Tour.
Desde então, o Simple Plan fez diversos shows e até começou o processo de gravação do #SPAlbum6. Em julho de 2020, em meio a pandemia do Coronavírus – com shows sendo cancelados, com todos de quarentena em casa, os fãs do Simple Plan receberam a pior notícia: por conta de uma denúncia de assédio, o baixista David Desrosiers está fora da banda, não se sabe se temporariamente ou permanentemente.
Após seis longos anos sem nenhum material novo, no dia 6 de maio de 2022 o Simple Plan lançou o seu sexto álbum de estúdio intitulado Harder Than It Looks. O tão esperado #SPAlbum6 contém 10 faixas, com 4 singles oficiais (The Antidote, Ruin My Life, Congratulations e Wake Me Up (When This Nightmare’s Over)) e 3 videoclipes (The Antidote, Ruin My Life e Wake Me Up (When This Nightmare’s Over)).
Criado por: Felipe Santana