Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]


“Música deveria ser acessível e disponível para todos”

No final do mês de outubro, como publicamos aqui, o Simple Plan anunciou à imprensa juntamente com o prefeito de Montreal um projeto para as bibliotecas da cidade: a partir do próximo ano farão empréstimos de instrumentos musicais aos cidadãos. E claro que após esta notícia os caras cederam diversas entrevistas, duas delas foram para a CTV News e o Montreal Gazette onde basicamente falaram sobre o quão importante é este projeto e que a música é algo que deveria ser acessível e disponível para todo mundo.

Confira abaixo a tradução das duas matérias abaixo:

Montreal Gazette
(assista o vídeo aqui)

Jeff: Eu acho sensacional que esse projeto vai deixar pessoas pegarem instrumentos emprestados. Nos traz uma ideia de igualdade, porque música deveria ser acessível e disponível para todos.
Seb: A escola na qual fizemos o nosso ensino médio nos dava a oportunidade de focar em música, o que foi muito bom… e eu não acho que é uma coincidência que todos nós acabamos tomando o caminho da música.
Chuck: É, nós acreditamos nesse projeto. Nós acreditamos em promover música nas escolas e em toda a cidade. Nós temos uma fundação que promove 90 programas que focam exatamente nisso. A gente acha que as pessoas deveriam achar uma paixão, algo que eles realmente amem fazer… E para nós, é a música. Ela ajudou a traçar o caminho das nossas vidas, e é por isso que nós estamos aqui hoje. Nós apoiamos qualquer iniciativa que dê às crianças a possibilidade de ter acesso à música, de ter e tocar um instrumento, para elas verem se é algo que elas gostariam de fazer.
Seb: A primeira guitarra que eu toquei na minha vida era emprestada e até hoje eu me lembro dela, lembro do meu irmão me mostrando como tocar, e é por isso que eu estou em uma banda hoje, foi o que me deixou interessado em ser um músico profissional.
Chuck: Eu tive a chance de tentar [sobre tocar bateria]. E é isso que você tem que oferecer às pessoas, mesmo que elas não se tornem artistas famosos. E é por isso que esse programa é tão maravilhoso, ele var dar uma chance de tentar às crianças que não teriam acesso. Talvez a gente encontre o próximo superstar.

Livros não são as únicas coisas que você pode pegar emprestado na biblioteca hoje em dia. Graças ao programa Sun Life Financial Musical Intrument Lending Library (Biblioteca que Empresta Instrumentos Musicais da Sun Life Financial), você poderá levar um violão ou uma bateria para casa na próxima vez que visitar uma das oito bibliotecas públicas de Montreal que farão parte do projeto. O lançamento do projeto, na segunda feira, contou com membros da banda Simple Plan, com o prefeito de Montreal Denis Coderre e com estudantes da escola FACE.

CTV News
(assista o vídeo aqui)

Pessoas que moram em Montreal agora podem sair da biblioteca da cidade com um instrumento musical! O novo programa inclui diversos instrumentos, de guitarras a teclados. “Nós ultrapassamos a filosofia de que música é apenas para crianças talentosas e para pessoas que podiam pagar aulas particulares” – Theodora Stathopoulos (professora de música). E a partir de hoje, qualquer pessoa em Montreal que tenha um cartão da biblioteca tem acesso a isso: baixo, piano, ukelele, tambor, violão, guitarra, violino, entre outros. Uma empresa doou os primeiros 100 instrumentos, que estão disponíveis em 8 bibliotecas da cidade, de graça.

O programa inclui um orçamento para a manutenção dos equipamentos e para cursos regulares na biblioteca. “Bibliotecas são um ótimo lugar para promover a integração e deixar que as crianças tenham contato com coisas novas, e descubram suas paixões”.

A banda Simple Plan, de Montreal, agora lota estádios, mas tudo começou na biblioteca para um de seus guitarristas. “Minha mãe achava que eu estava pegado CDs do Mozart emprestado, mas na verdade eu pegava os do Metallica. E foi assim que eu aprendi a tocar guitarra” – Jeff.

A banda também fez doações e as crianças agora tem acesso a itens do acervo pessoal do Simple Plan.

Chuck: “Eu não sabia o que eu estava fazendo naquela época [sobre tocar bateria], mas eu tive a chance de tentar. E eu acho que é isso que você tem que oferecer para as pessoas, eles podem não virar um super rock star e podem não fazer partes de orquestras, mas eles têm a chance de tentar.”

E enquanto ela acredita que a educação musical deveria começar na escola, Theodora Stathopoulos afirma que o programa é um bom começo. “Talvez, se tivermos uma grande quantidade de crianças e pais usando esse novo serviço das bibliotecas, isso sirva como uma mensagem para as autoridades.”

Programas similares em Vancouver e Toronto deram tão certo que existe uma lista de espera para poder pegar certos instrumentos emprestados. Sabendo disso, Montreal está pedindo doação de mais instrumentos. Os moradores que puderem doar instrumentos que já não são mais utilizados, podem os deixar na biblioteca, desde agora até o Natal.

Isso pode ser o incentivo para o início de uma paixão muito bonita e enriquecedora.

Os instrumentos serão emprestados de graça para os membros de qualquer um dos oito locais da Biblioteca Pública de Montreal: Du Boisé, Georges-Vanier, La Petite-Patrie, Maison culturelle et cummunautaire, Plateau-Mont-Royal, Saint-Léonard, Saul-Bellow e Verdun. Os membros da banda de rock canadense Simple Plan fizeram parte do anúncio de lançamento desse projeto e disseram que o acesso à musica na adolescência ajudou a traçar a vida deles. “Quando eu tinha uns 11 anos, minha mãe me deu uma guitarra vermelha linda”, disse o integrante Jeff Stinco. “Eu tinha a guitarra, mas não tinha CDs, então eu ia para a biblioteca pegar alguns emprestado”. Stinco disse que foi aí que o amor pela música surgiu; a banda foi formada no ensino médio e acabou se tornando sucesso internacional.

Outro integrante, Sébastien Lefebvre, disse que todas as crianças deveriam ter a chance de tocar um instrumento, mesmo que elas não venham a se tornar artistas de sucesso.” “Para nós, traz uma ideia de igualdade. Música deveria ser para todos”, ele disse “Nós acreditamos que pessoas deveriam encontrar sua paixão. Para nós, foi a música.”

Para o anúncio do programa, o prefeito Denis Coderre disse que o essa é uma oportunidade – especialmente para os mais jovens – de expandir os horizontes culturais. “Nós estamos usando a cultura como uma ferramenta para o desenvolvimento”, ele disse. “Existem várias crianças que talvez até já tenham essa paixão, para as quais nós vamos poder proporcionar aquele brilho nos olhos que faz a diferença.”

Junto com o anúncio do projeto, também foi lançado um incentivo para a doação de instrumentos, que vai até o dia 24 de dezembro. Donos de instrumentos novos ou pouco usados podem deixá-los em uma das 6 bibliotecas: Georges-Vanier, La Petite-Patrie, Maison culturelle et communautaire, Plateau-Mont-Royal, Saul-Bellow e Verdun. “Sabemos que muitas pessoas têm instrumentos, como guitarras por exemplo, que elas não usam mais, e esse e um ótimo jeito de dar uma nova vida para esses instrumentos, além de proporcionar o acesso de pessoas a eles”, disse Ivan Fillion, diretor da Biblioteca Pública de Montreal.

Seja o primeiro a comentar aqui!

© 2005 - 2024 - Alguns direitos reservados | Desenvolvido por Kézily Correa