Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Pierre Bouvier, vocalista do Simple Plan, escreveu um artigo que foi publicado essa semana para o Montreal Gazette.com, um jornal canadense, sobre a Simple Plan Foundation, o impacto que a música da banda causa na vida de pessoas que enfrentam muitos problemas, desde homofobia até câncer, a criação da fundação, o irmão Jay que já teve a doença e felizmente recuperou-se, entre outros assuntos.
O artigo é muito interessante para conhecermos melhor o propósito da fundação, bem como outros assuntos que a envolve. Confira abaixo a tradução feita pelo SPBrazil:
Com o passar dos anos o Simple Plan recebeu diversas cartas de fãs, tanto de Montreal como de outros lugares, nos contando o quão difícil era a vida deles.
Essas cartas nos alertaram da dificuldade de muitos jovens em encarar os problemas do dia-a-dia – desde depressão, abuso de drogas e suicídios até problemas na família, homofobia e acontecimentos tocantes como crianças que foram atingidas por doenças graves como o câncer.
Não demorou muito para percebemos que o senso comum nesses assuntos era a música, e o papel que ela fazia na vidade uma pessoa.
Esses fãs nos contavam como nossas músicas ajudaram eles a lidar com esses tempos difíceis que eles estavam encarando, e como foi grande o impacto de nossa música na vida deles. A música foi o escape deles, seu estilo de vida, a única coisa que podia afastá-los da dor que eles estavam sofrendo.
Como uma banda e compositores, essa foi uma experiência marcante que nos fez abrir os olhos. Isso nos fez querer retribuir – e nos envolvermos com nossa comunidade em um nível mais pessoal, tanto a comunidade em que vivemos como a global. Como resultado, nós criamos a Simple Plan Foundation em Dezembro de 2005. Nós juntamos um time de voluntários e viemos com três grandes metas:
– Apoiar organizações que trabalham com jovens passando por problemas, mesmo que de adolescentes.
– Apoiar as organizações de serviços sociais da saúde dedicada a crianças e jovens doentes e com deficiências.
– Para encurajar e promover a música como forma de ajudar os jovens a encontrar uma paixão na vida, e apoiar os programas de terapia utilizando música pra ajudar jovens e crianças doentes.
Cada um de nós na banda passamos por coisas que tocaram os nossos corações.
Para mim, foi a luta contra o câncer. Fazem cinco anos que meu irmão, Jay, passou por uma dura batalha contra o câncer linfático. Quando um desastre como esse chega tão perto de sua casa, isso realmente muda sua perspectiva de tudo e faz você perceber o quão somos vulneráveis.Isso teve um grande efeito em minha família e fez com que eu quisesse ajudar outras pessoas que tivessem passando por esse tipo de crise.
Desde 2005, a Simple Plan Foundation já doou mais de $700.000 dólares para várias entidades carentes de Quebec, do Canadá e ao redor do mundo. Nós doamos dinheiro para grandes organizações como a Leucan, o Montreal Children’s Hospital, Kids’ Help Phonr, War Child e aCruz Vermelha do Japão, e alguns menores como o Le Phare, Musique X, Le Garage du Dr Julien, Wakiponi Mobile (uma iniciativa que ajuda os jovens da Primeira Nação a se reconectar com suas identidades, e largarem os hábitos de drogas e álcool) e, mais recentemente, o Kids Cancer Care.
Estar envolvido com a fundação foi uma das experiências mais recompensadoras em nossas vidas. Quando nós chegamos a conferência no último Outono para anunciar as doações de 2010, nós tivemos alguns representantes das caridades que apoiamos para falar sobre como nossas doações estavam sendo investidas.
As histórias que ouvimos tornaram todas as doações em algo abstrato, os números em algo tangível e real.
Um porta voz do GRIS (Groupe Régional d’intervention Sociale) de Quebec nos contou de alguns jovens gays que estavam sofrendo de homofobia e tinham problema em se aceitar, que eles ficaram lisonjeados em saber que uma banda como a nossa se importava com a situação deles e estava lá por eles. Uma criança que estava claramente debilitada veio até o palco e nos disse que a música era a única coisa que o fazia feliz na vida, e ele nos agradeceu por ajudar oLe Phare, um lugar onde crianças doentes e suas famílias podem ir para descansar um pouco dos hospitais e fazer parte de programas de terapia com a utilização de música.
Quando ouvimos isso, todos na banda ficamos extasiados.