Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Recentemente o site Wall Of Sound compartilhou uma entrevista com Chuck Comeau onde ele falou sobre o novo álbum do Simple Plan Harder Than It Looks, claro, mas também falou sobre a parceria com Deryck Whibley em Ruin My Life – e talvez sobre uma futura parceria entre as duas bandas, e a The Blame Canada Tour nos Estados Unidos.
Ao falar sobre os shows com o Sum 41 – que também irão acontecer na Europa neste ano, o baterista revelou que eles adorariam levar esta turnê para o maior número de países possível e estão em algumas discussões para tentar tornar isso realidade!
Leia abaixo a matéria completa traduzida pela nossa equipe:
A banda canadense de pop punk Simple Plan lançou seu sexto álbum completo, Harder Than It Looks em 6 de maio e mesmo vinte anos depois de sua estreia na cena, os garotos estão mostrando a todos em 2022 que ainda têm coragem de levar sua música para todos os cantos do mundo e vice-versa. O baterista Chuck Comeau está absolutamente maravilhado com a forma como eles conseguiram sua conexão de super banda para fã, assim como seus álbuns anteriores:
“Honestamente, foi exatamente a resposta que esperávamos dos fãs. Tínhamos essa confiança sobre o álbum que sabíamos que quando os fãs o ouvissem, era o que eles esperavam. Cada post que vi, cada comentário que vi online realmente confirma que os fãs estão super felizes e animados com a música. Eles sentem que este é um dos nossos melhores álbuns que fizemos, as músicas realmente ressoam e atingem tanto musicalmente quanto liricamente. O tema pareceu realmente cair muito bem com as pessoas e elas parecem ser capazes de se relacionar com a música e as letras.”
“Foi um alívio saber que ainda temos uma boa compreensão do que nossos fãs esperavam. Nosso objetivo para este álbum era criar um álbum clássico do Simple Plan, com músicas do Simple Plan por excelência, e mostramos que fomos capazes de realizar isso.”
Você poderia dizer isso de novo. Desde a essência jovem e vibrante de No Pads, No Helmets… Just Balls, até os ambiciosos sons de rock de estádio de Still Not Getting Any, passando pelo pop/rock contemporâneo com Get Your Heart On! e Taking One For The Team, Chuck, Pierre Bouvier, Jeff Stinco e Sebastien Lefebvre viraram cada lançamento de cabeça para baixo e tiraram alguns de seus maiores sucessos em suas carreiras.
Pegue Summer Paradise, por exemplo. Lançado em 2012, este hit pop de verão continua sendo uma das faixas mainstream de maior sucesso do Simple Plan, e esse linha ressoa fortemente com os fãs em seus shows ao vivo. Hits como esses mostram o desejo da banda de se manter fresca e moderna – ser experimental é tanto parte de seu DNA musical quanto suas origens pop punk:
“Nós realmente tentamos pegar todos os melhores elementos de nossos cinco álbuns anteriores. Seja o tipo de energia e exuberância divertida e jovial de No Pads, No Helmets… Just Balls, sinto que está lá. Você quer o grande, hino e grande sensação de rock de arena de Still Not Getting Any, e no que diz respeito ao terceiro álbum, houve alguma experimentação com sons diferentes e um tipo de sentimento mais moderno em When I’m Gone, Generation e The End, achamos que seria legal ter um pouco disso. Então isso está em músicas como Iconic e Anxiety um pouco. Sempre quisemos tentar correr alguns riscos, desafiar a nós mesmos e aos ouvintes também.”
“Claro, você pode dar aos fãs exatamente o que eles querem, mas isso se torna um pouco chato ou um pouco previsível. Foi legal revisitar o passado e ter uma sensação diferente. Nós realmente queríamos que este álbum tivesse o elemento de diversão que Get Your Heart On! teve. É um retorno à forma, não nos levando a sério e apenas nos divertindo tocando música juntos. Eu acho que você pode realmente ouvir isso em muitas das músicas de Harder Than It Looks.”
Misturar todos os seus elementos básicos ao longo dos anos não pode ser fácil, mesmo para uma banda que está profundamente enraizada em seu sucesso em uma carreira forte de vinte anos. Você poderia dizer que é… mais difícil do que parece, e Chuck não poderia concordar mais com essa noção, enquanto ele reflete sobre os desafios envolvidos não apenas em satisfazer os fãs que os acompanham desde No Pads, mas também desafiar o desejo da banda de manter sua música emocionante, moderna e fresca:
“É mais fácil falar do que fazer. Musicalmente, é mais difícil do que parece criar um álbum que satisfaça seus fãs antigos, mas que também pareça moderno, excitante e fresco. É mais difícil do que parece revisitar seu passado e não se repetir. Em vez disso, inspire-se no que você fez antes, sem cometer o erro de apenas copiar o que você fez. Está dando uma nova reviravolta nas coisas, e acho que esse era realmente o objetivo desse álbum. Quando ouço de novo, sinto que foi isso que conseguimos realizar. E é uma sensação boa.”
É uma sensação ainda melhor saber que o Simple Plan pode finalmente dar a este álbum o que ele merece. Com um senso de normalidade retornando às nossas vidas este ano, levar as músicas para os fãs na estrada está nos próximos planos. Os caras acabaram de encerrar sua primeira turnê em dois anos, tocando um grande esforço de arena pop punk ao lado de seus colegas canadenses Sum 41 na turnê Blame Canada. Dizer que seu retorno às turnês ao vivo foi recebido de braços abertos é um eufemismo:
“Foi tão bom estar de volta aos palcos depois de tanto tempo, devido à pandemia. Poder estar na frente dos fãs novamente, poder fazer o que amamos fazer, o que somos bons, que é estar no palco e tocar juntos. Foi um alívio, uma alegria e um verdadeiro deleite. Os shows têm sido tão grandes e todos eles estão se esgotando. Há tantas pessoas que se importam e amam essa cena. Há tantas turnês agora que estão acontecendo, então ver nossos shows indo tão bem, é uma sensação incrível. Tornou todo esse retorno aos palcos ainda mais doce e melhor para nós. Tem sido ótimo tocar com o Sum 41 também. Como fã do programa, acho que você receberia um pacote incrível de bandas. Há muitos hits e grandes músicas e muitos momentos incríveis. É bom fazer parte disso.”
É claro que, entre as faixas mais icônicas do Sum 41 e do Simple Plan do início dos anos 2000, é uma colaboração que há muito se esperava dos fãs de pop punk. Ruin My Life viu os meninos do Simple Plan se unirem a Deryck Whibley do Sum 41 para o que é um hino emocional empoderador para superar os problemas da vida e sair ainda melhor do outro lado. Nós nos perguntamos se estar em turnê juntos inspirou os dois a juntarem suas cabeças novamente para projetos futuros, ou seja, o álbum do Sum 41 ainda a ser anunciado (sucessor do Order in Decline de 2019). Infelizmente, parece que todos estão apenas levando as coisas devagar, vivendo o momento e se concentrando nos shows ao vivo por enquanto:
“Acho que todo mundo está apenas tentando se orientar e voltar a fazer shows novamente. Eu sei que Deryck está definitivamente super focado nos shows ao vivo no momento. Ele teve um pouco de dificuldade mais cedo com cantar e tudo mais. Então, por enquanto, ele está apenas focado em dar seu melhor desempenho todas as noites. Mas adoraríamos fazer mais coisas com eles. Vamos fazer a turnê para a Europa juntos no final deste ano, então vai ser incrível. Adoramos brincar com eles. Adoramos o Sum 41, então, se eles nos convidarem, adoraríamos retribuir o favor.”
Enquanto os EUA já receberam sua dose da turnê Blame Canada e a Europa está garantida para setembro deste ano, queríamos saber quais eram as chances desse pacote turístico se tornar uma entidade de turnê mundial. Claro, isso virá com muitas discussões sobre horários e logística, especialmente quando todos ainda estão antecipando o reagendamento da turnê australiana de 2020 do The Offspring com o Sum 41 (que esgotou totalmente e a pandemia arrancou isso de nós):
“Estamos em discussões para tentar trazer essa turnê ao redor do mundo. Achamos que temos um vencedor aqui e adoraríamos levá-lo ao maior número possível de países. Obviamente, depende da programação e tudo isso. Estamos conversando e tentando descobrir alguma coisa. Eu sei que o Sum 41 teve uma turnê anterior com o The Offspring, então acho que eles ainda estão tentando resolver isso.”
Ao dizer isso, porém, a Austrália é o lar de uma das maiores comunidades de fãs do Simple Plan e o amor é mútuo. Com sua última aparição na edição de 2019 do Good Things Festival, os meninos estão absolutamente felizes em retornar às nossas costas o mais rápido possível e conseguimos que Chuck nos desse um pequeno teaser de quando podemos esperar que nossos canadenses favoritos retornem:
“Nosso 2022 está bastante cheio agora, mas 2023 é definitivamente quando queremos voltar para a Austrália e queremos trazer algo especial. Estamos tentando montar um pacote de turnê especial, algo divertido para todos que ainda não podemos anunciar. Mas assim que pudermos, informaremos vocês.”
O Simple Plan trouxe alguns pacotes turísticos épicos para nós ao longo dos anos. Enquanto a turnê de 2005 viu nomes como Kisschasy e All-American Rejects, turnês posteriores também viram algumas das maiores perspectivas do país em alternativa/punk se juntarem à potência canadense – The Getaway Plan, Short Stack e Tonight Alive. O que meio que mostra que os caras adoram a música australiana e o que temos para mostrar ao resto do mundo. Algumas de nossas escolhas pessoais no pop punk australiano agora – Yours Truly, Drastic Park, Paperweight – podem ser as próximas?
“Sim, sempre tentamos ver o que está acontecendo e ver quais novas bandas estão surgindo, sejam elas da Austrália ou de Londres. Acho que é sempre emocionante ter a chance de ouvir como as bandas mais novas estão sendo influenciadas pela cena e como estão reformulando sua própria versão do pop punk, e é sempre tão inspirador. Sempre que vamos para a Austrália, sempre fazemos um esforço para encontrar bandas incríveis que são locais. Nós definitivamente procuraremos essas bandas e tentaremos ouvir e talvez fazer alguns shows com elas. Nos divertimos muito tocando com bandas australianas incríveis ao longo de nossa carreira. Há uma cena incrível ali.”
Bem, o que quer que os meninos estejam planejando para 2023, não duvido que seja um momento especial para todos os envolvidos. Acho que falo pela maioria dos fãs australianos quando digo que o Simple Plan permanecerá para sempre e sempre próximo em nossos corações, e eles nunca nos decepcionarão. O otimismo que Chuck tem para o futuro da banda parece bastante mútuo neste momento:
“A banda está no melhor lugar em que já estivemos por tanto tempo. Estamos extremamente orgulhosos do nosso passado, do que fizemos e tem sido incrível ver que as pessoas ainda amam e se importam com No Pads, Still Not Getting Any, vinte anos depois. Ao mesmo tempo, nunca estivemos tão empolgados com a nova música e o que está por vir. É a posição perfeita para estar, porque estamos muito motivados e empolgados e mal podemos esperar para descer e ver vocês na Austrália”.
Terminando essa conversa de coração para coração com uma nota mais leve, fiquei um pouco atrevido aqui e fiz a pergunta – qual piloto da turnê é mais legal em 2022, Simple Plan ou Sum 41?
“Acho que o deles é um pouco mais extenso, se estou sendo honesto. Somos bonitos – eu não diria baratos, mas não somos muito extravagantes, então acho que eles ganham. Eu acho que eles têm coisas mais legais do que nós. Infelizmente. Devemos intensificar!”
Acompanhe nosso site e nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) para receber as últimas atualizações sobre o Simple Plan.