Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Conforme informado anteriormente, a primeira parte do documentário será lançada na próxima segunda-feira (09) e o site do Jornal de Québec (Le Journal de Québec) foi atualizado com um artigo ressaltando as informações que já haviam sido anunciadas e também algumas outras como o fato da diretora Yanie Dupont-Hébert ter observado dois fãs do Simple Plan ao longo de dois anos, suas ações e etc afim de retratar a verdadeira face daqueles que têm uma paixão fervorosa de seus ídolos.
O documentário que irá ao ar na ARTV CA, TFO CA e RDI tem espectadores, com maioria do público feminino, que dormem em filas para ver seus artistas favoritos e fazem isso várias vezes, quantas forem necessárias. Existem outros que vão além, os esperam na porta do hotel ou buscam um sinal deles através das redes sociais.
A diretora disse que o trabalho possibilitou ela ficar mais perto desse público “estimulado e estimulante”, ou seja, eles são automotivados e acabam por contagiar todos que estão a sua volta, deixando de lado o preconceito que é fortemente presente sobre as ações promovidos por estes fãs apaixonados.
Ainda segundo Yanie, o preconceito tem sido um estímulo, de certa forma, para eles que passaram a se unir e um exemplo é a jovem Cecília que é fã do cantor Paul Anka. Outros acabaram por encontrar trabalho por conta de seus ídolos no cenário musical.
Japão e Brasil
Ela, Yanie, foi até o Brasil e o Japão acompanhar os público do Simple Plan e se deparou com dois vertentes, públicos diferentes, reações diferentes:
No Japão eles são intensos, mas respeitosos. Esperam no Hotel, só que fora, na calçada e não entram para encontrar os quartos dos caras.
Já no Brasil, os fãs choram, batem no carro, correm atrás. São muito loucos, como uma Beatlemania. O Simple Plan precisa de uma grande segurança, desde o momento que deixa o avião.
O fim dos fãs groupies
Yanie Dupont-Hébert também se reuniu com Pamela des Barres uma ex-groupie que teve relações sexuais com dezenas de estrelas do rock como Mick Jagger, Jim Morrison. Mas em 2012, groupies, que são ‘fãs’ que procuram entrar em relação íntima (sexual) com os seus ídolos, é um público extinto.
“Je Suis Fan” é uma produção do grupo PVP, será lançado em 9 de janeiro de RDI, 21 de março na TFO, e ainda sem data definida para lançamento na TARV.