Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Durante a passagem do Simple Plan por Hamilton, Ontário no dia 15 de setembro com a #NPNHJBTour, os caras aproveitaram para ceder uma entrevista para Philippe Lacroix, do programa Flip TFO, onde falaram não só sobre a turnê de 15 anos do primeiro álbum, como também do baixista e amigo David Desrosiers, claro.
Ao serem perguntados sobre como lidam com a ausência de David nos shows, Pierre explicou que mesmo que o amigo não esteja presente fisicamente, ele está em espírito, e que independente de qualquer coisa não querem substituir ninguém da banda. Além disso, a partir deste conhecimento que os caras tem sobre a doença, aproveitaram para contar como as pessoas pode ajudar os amigos a enfrentarem a depressão.
Assista logo abaixo a entrevista a partir de 14:21 e leia a tradução feita pela nossa equipe. Você também pode ver em nossa galeria, clicando aqui, uma foto da banda com Philippe:
Philippe Lacroix: Essa é uma turnê especial, porque vocês comemoram os 15 anos do seu primeiro álbum, e o que mudou do Simple Plan de 15 anos atrás para o Simple Plan de hoje?
Jeff: É uma aventura saber que tocamos no mundo todo. No início, nós não sabíamos quais eram as etapas que teríamos que percorrer para sermos uma grande banda. Nós simplesmente fomos fazer o maior número de shows que podíamos, como 300 shows por ano. Nossas vidas mudaram muito nesses anos. Existe uma parte do nosso sonho que já se realizou, mas existem ambições ainda a serem realizadas. Não sei… ainda temos os mesmos amigos, somos os mesmos cinco membros, mas acho que nos conhecemos melhor e somos mais fiéis uns com os outros.
Philippe Lacroix: Existe alguma prova da verdadeira amizade de vocês?
Pierre: Acho que foi quando gravamos o primeiro álbum. Foi muito difícil. Foi um período longo, foi quase dois anos e meio, porque gravamos um série de demos, começamos e recomeçamos.
Philippe Lacroix: Falando em tempos difíceis, vocês atravessam uma turnê na qual os cinco membros não estão presentes. Como vocês lidam com o fato de fazer uma turnê a quatro pessoas, sem o David?
Pierre: Eu acho que é um momento onde todos devemos ser solidários com os membros do grupo, porque mesmo que o David não esteja presente conosco, ele estará em espírito. Ele amaria estar aqui, mas não tem condições de o fazer no momento. Nós o amamos e não queremos substituir ninguém.
Philippe Lacroix: Mas justamente por serem amigos, como que os amigos ajudam os outros a superarem a depressão?
Chuck: Acho que devemos dar um tempo a ele, dar espaço a ele e não colocar pressão. É um contexto no qual todos os nossos fãs o apoiam. Fomos honestos e abertos com eles, e nossos fãs têm muita empatia pelo David, compreendendo e aceitando esse espaço de tempo.
Jeff: eu fiquei muito surpreso de ver a quantidade de fãs que falam comigo, e que me contam as experiências similares que viveram. Algumas vezes, são em níveis diferentes. Acho que existe um preconceito no qual as pessoas acham que é uma doença ou uma condição que acomete os adultos ou os idosos. Eu percebo que a depressão acontece, cada vez mais, com os mais jovens, que vivem sob grande stress, grandes dificuldades. Por isso, eu falo toda a hora, para as pessoas procurarem ajuda ao redor. Muitas vezes, existem ajudas advindas dos próprios pais, ou professores. É importante procurar alguém que tenha um ouvido atento e que pode ajudar a conduzir a bons recursos.