Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Recentemente, Sebastie Lefebvre, cedeu uma entrevista muito interessante para o site Alter The Press, falando sobre os mais variados assuntos, mas principalmente sobre seu novo EP solo, More Sake Por Favor. Na entrevista podemos ver que Sebastien confirma novos materiais do Simple Plan até o final do ano, e disse até que podemos esperar um novo EP dele, no ano que vem! Definitivamente você precisa ler esta entrevista na íntegra, traduzida abaixo pela equipe do nosso site!
Como uma artista que sem dúvida nasceu para tocar, Sébastien Lefebvre tem uma rara combinação: um desejo incontrolável de criar, e a ética de trabalho necessário para manter um fluxo criativo. O resultado mais recente desta combinação é o seu mais recente lançamento, o EP solo More Sake Por Favor. É um longo caminho e muito longe do Simple Plan, onde ele toca guitarra, ou mesmo da acústica suave de seus dois últimos lançamentos solo, Les Robots em 2011 e You Are Here / Vous etes Ici em 2009.
More Sake .. é um tom mais escuro de desenvolvimento na carreira musical de Sébastien, e é só em algum lugar no meio de tudo isso, uma representação de suas composições, realizando e produzindo conhecimentos, muitas vezes executadas no estúdio do Man of THe Hour – que também é o nome do Podcast que ele produz com o amigo Patrick Langlois. Há também as colaborações, Caridade, indicações de vídeos musicais e shows de atuação.
No entanto, com tudo que está acontecendo, Sébastien teve tempo para falar com ATP sobre como ele continua a manter uma lista de aspirações elevadas. Muitas das quais ele ainda irá realizar – novas colaborações e mais EPs individuais – e mais, como se tornar um ninja, talvez não tanto. Mas hey, o Sébastien tem trabalhado ultimamente, nunca se sabe.
Alter The Press: Obviamente, eu gostaria de falar sobre seu novo EP, More Sake Por Favor. Tem que haver uma história por trás desse nome.
Sébastien Lefebvre: Existe, existe. É uma espécie de uma frase que eu brinco por aí um pouco. Eu sempre senti que um dia eu teria um álbum chamado More Sake Por Favor. Parece divertido, mas se você dissecá-la é totalmente perdida, também. Você pode apenas imaginar a capa do álbum: obviamente linguagens diferentes, não necessariamente são de bêbado, só completamente perdidas. Ela realmente reflete o clima do álbum. As músicas neste album são um pouco mais escuras, e a produção por trás dele são um pouco secas, a vibração dele é mau-humorada, à exceção de ‘My Dear’, que é um pouco mais otimista. Muitas das canções são muito introspectivas e eu pensei que o nome funcionava totalmente. Ao mesmo tempo, é um título engraçado. Mas realmente pode ser apenas alguém que está completamente perdido e é como, ‘Ei, o que estou fazendo aqui?’
ATP: Isso reflete o humor em que você estava quando estava escrevendo o álbum?
Sébastien: Talvez não o humor em que estava, mas ele definitivamente reflete o que eu estava falando. Há um monte de, de alguma forma, fazer a paz com uma série de situações ruins que eu finalmente cheguei a um acordo. Eu estava um pouco, “Tudo bem, eu não ligo mais.” Este rompimento de merda que aconteceu há dois, três anos atrás, eu descobri que eu não precisava me preocupar com ele, como a maioria das coisas. Como esse amigo que não acho que sempre foi meu amigo – é um tempo perdido, mas isso é tudo sobre seguir em frente. Isso é definitivamente o tipo de – sim, que é o humor que eu estava na época.
ATP: A sua carreira profissional parece ter dois lados, o seu trabalho solo, e seu trabalho com o Simple Plan. Há sons diferentes, processos diferentes, trabalhando com diferentes estilos. Você já se sentiu puxado em duas direções diferentes?
Sébastien: Eu não diria ‘puxado’, mas existem lados diferentes definitivamente para o lado artista de mim. Eu amo o que fazemos com o Simple Plan. Leva-me ao redor do mundo e é incrível. Mas eu também gosto de escrever estes tipos de músicas, ou para ouvir este tipo de música. Por isso, “limitar” é uma palavra tão ruim, e isso soa ruim, mas eu não gostaria de me limitar a ser apenas um tipo de artista para sempre. Quando escrevo estas canções, é como, ‘OK, esta vai ser uma música para mim. “E quando você escreve um tipo diferente de música é como,’ Ok, eu vou trazer um presente para os caras e tentar transformá-lo em uma música do Simple Plan “eu não diria que eu estou puxado em duas direções, porque eu tentei -. e eu não posso dizer que eu adorei – estar no palco sozinho tentando tocar minhas próprias coisas. Eu prefiro muito mais estar no palco com os quatro outros caras. É quando eu realmente tenho umas boa experiência no palco. Este não é o tipo de álbum que eu vou tentar fazer uma turnê mundial. Isto é mais para a experiência de escuta, para os fãs, para mim. Eu não vou tentar fazer uma turnê e tentar vender para fora e outras coisas. Mas eu faço isso com o Simple Plan e eu adoro isso dessa maneira.
ATP: Então você meio que gosta de ambos os lados.
Sébastien: Absolutamente.
ATP: Voltando a falar sobre ‘My Dear’, que você mencionou anteriormente. Você acaba de lançar um vídeo para ela que é muito legal. Você realmente pegou um fã, Jacob Drake, no Twitter para animá-lo para você. Quão excitado ele ficou em fazer um vídeo para um dos seus músicos favoritos?
Sébastien: Eu aposto que ele estava [animado], mas eu tenho que dizer que eu provavelmente estava ainda mais! Eu não acho que o personagem no vídeo sou eu , mas eu posso fingir que era, ou fingir que ele estava animado para mim que, na verdade, meio que era. Eu sou um tipo de nerd. Eu amo animação, eu faço desenhos de observação. Eu amo o estilo que Jacob tem e é por isso que eu estava muito excitado por suas coisas e vi que ele estava interessado em trabalhar comigo e eu estou muito feliz com a maneira como ele se saiu. E eu estou muito feliz que eu não tenho que ir em uma gravação de vídeo! Ele fez um trabalho tão bom – todos os pequenos movimentos, o laço ao redor da lua, que belo toque. É um vídeo divertido e definitivamente reflete a canção e definitivamente reflete um outro lado de mim. Poderia ter sido um vídeo muito escuro. O estilo de EP é triste, mas isso é apenas diversão, é desenho animado.
ATP: Quais desenhos que você gosta?
Sébastien: Eu assisto as comédias óbvias, como Family Guy, American Dad, e tudo isso. Eu gosto de ler quadrinhos, eu sempre parecia ser atraído para esse tipo de arte. Se eu pudesse ser melhor em três coisas, uma delas seria a desenhar. E tambem em piano e ser um ninja. Quer dizer, eu adoraria ter minha própria revista. Eu não acho que eu teria tempo, ou a vontade de realmente cumpri-la, mas eu adoro desenhar. É algo que eu estou atraído. Isso provavelmente vem do fato de que eu costumava ir à Disney World todos os anos quando eu era criança.
ATP: Então, quanto tempo você tem esse sonho de ser um ninja?
Sébastien: Oh, isso é apenas algo que surge em uma conversa aleatória.
ATP: Eu acho que você deve trabalhar nisso.
Sébastien: Sim, eu estou com preguiça neste momento! Mas um dia eu vou entrar em uma aula ninja, com certeza.
ATP: Você não parece muito preguiçoso! Você escreve, produz, grava, produz o podcast Man Of The Hour, você faz uma tonelada de trabalhos de caridade. Existe mais alguma coisa você está trabalhando?
Sébastien: Não, isso é praticamente tudo. Estou escrevendo para outros artistas. Eu tenho o programa de rádio Man of the Hour, que vai começar de novo em breve, e, em seguida, este álbum estará saindo. Eu provavelmente vou ter outro EP no próximo ano, porque eu tenho as músicas para ele, e outras coisas mais do Simple Plan. Então, eu me mantenho muito ocupado, isso é verdade. É melhor assim, eu acho.
ATP: De volta a Mora Sake Por Favor. Do que eu posso perceber você está constantemente escrevendo seu próprio material, e você vem fazendo isso há anos. Para as músicas que acabaram nesse EP, você as escreveu todas de uma só vez, ou elas foram escritas durante um grande período de tempo?
Sébastien: É mais ou menos durante um curto período. Parece que as músicas que saem mais próximas sempre se encaixam melhor em conjunto. Obviamente que eu escrevi isso antes de partimos para esta turnê [no momento desta entrevista, Sébastien estava em turnê com o Simple Plan], por isso elas tem um pouco mais de um ano de idade. Talvez havia cerca de 10 músicas que saíram em cerca de um mês, ou algumas semanas, e eu pensei, ‘Estas últimas se encaixam bem em conjunto. acabou por ser um bom fluxo. E algumas músicas realmente não têm um ponto. Quando você ouve o EP tem uma música que é na maior parte apenas sons e letras enigmáticas. É feito apenas para que você sinta alguma coisa. Não é feito para fazer você se relacionar a ela, necessariamente. Eu apenas pensei que tinha o seu lugar no álbum, porque é esse tipo de álbum. Você vai entender mais quando você ouvi-lo.
ATP: Você gravou em seu estúdio novamente?
Sébastien: Sim, eu fiz, no auto proclamado estúdio do Man Of The Hour. É divertido. Eu aprecio essa parte também. Eu amo a escrita, pensar em melodias, e também a produção, sentar e descobrir uma guitarra, adicione uma guitarra aqui, tambor, piano, bate aqui, harmonias, aqui tem muita coisa, tire isso. Isso é algo que eu também gosto muito. Isso tudo foi feito no meu estúdio.
ATP: Além de ter total liberdade em seu estúdio, qual é a melhor parte de fazer tudo em seu próprio país? Há menos pressão sobre você?
Sébastien: Menos e mais. Eu sinto que quando você está em cinco pessoas que você pode definitivamente colocar algo a voto e, em seguida, descobrir as melhores ideias, se mais pessoas pensam é melhor. Quando você está sozinho eu acho que a pressão vem de não ter esse feedback e tentar se certificar de que você está fazendo as decisões corretas, e que as palavras que você está usando são as palavras certas e que você não esta pecando pelo excesso de organização ou sub-organizar uma canção. Mas é muito relaxado, porque é em seu próprio tempo e você pode trabalhar nele até que você esteja satisfeito, e isso é um sentimento bom. Em vez de satisfazer cinco pessoas, você só tem que satisfazer um.
ATP: Então você realmente não vai fazer uma turnê solo para promover este EP?
Sébastien: [risos] Há simplesmente lugares demais para ir! Talvez eu faça um show de internet, sabe? Um dia. Vou deixá-lo programado e um dia eu vou fazê-lo. Mas eu já faço muitas tours. Peço desculpas por isso, isso é só do jeito que é!
ATP: Eu não culpo você! Obrigado Sebastien, há alguma coisa que você gostaria de acrescentar?
Sébastien: Não, apenas fique atento! Este EP sairá, e depois empacotamos e vai ficar tudo bem com faixas bônus mais tarde neste verão. Entõ mais coisas do Simple Plan até o final de ano. Em seguida, mais coisas do Sébastien no próximo ano com certeza. Eu tenho mais músicas que eu só estou terminando agora para o meu futuro lançamento, assim não haverá mais desse material, também. É tudo sobre se divertir, você sabe?
ATP: Sim, e, aparentemente, estará insanamente ocupado.
Sébastien: Sim, essa é a coisa sobre parte de seu trabalho ser o seu hobby também. Quando eu quero relaxar, eu sento e pego um violão e sento no meu estúdio. Às vezes funciona, às vezes não, e, eventualmente, ele sai.