Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
A HMV decidiu convidar Pierre Bouvier e Jeff Stinco para um papo sobre o novo álbum da banda, o Taking One For The Team que foi lançado na última sexta-feira, 19.
Na entrevista a dupla comentou sobre os desafios de composição, criação e produção do novo álbum, bem como a participação de David Hasseholf no vídeo de I Don’t Wanna Go To Bed. Confira a tradução completa feita por nossa equipe:
O dominador (e altamente altruísta) quinteto de Québec tem, ao longo de quase 20 anos, criado um catálogo de singles pop punk amigáveis para rádio e jovens fãs ao mesmo tempo, desenvolvido álbuns com diversidade estilística suficiente para manter os membros da banda motivados.
Isso é muito aparemte no quinto e mais recente álbum do grupo, Taking One For The Team. Para cada faixa agitada como em Opinion Overload ou Kiss Me Like Nobody’s Watching, há uma faixa que puxa um tom de reggae (Singing In The Rain) e até mesmo uma balada romântica (I Dream About You).
Há também uma abundância de convidados, incluindo irmãos emplacadores de hits como Theron e Timothy Thomas – a.k.a. R. City – em Singing In The RRain, o rapper americano Nelly em “I Don’t Wanna Go To Bed” e o cantor e compositor Cali, candidato concorrente no The Voice competindo com Juliet Simms fazendo um dueto na balada antes mencionada.
E depois há o David Hasselhoff no vídeo de “I Don’t Wanna Go To Bed”. Não é preciso dizer mais nada. Na véspera do lançamento do álbum, o super afável cantor e compositor Pierre Bouvier e o guitarrista Jeff Stinco sentaram-se com a HMV.com para conversar sobre o Taking One For The Team, desde os convidados especiais, até como assumir riscos é a melhor maneira de manter-se motivado.
Como vocês estão se sentindo sobre o novo álbum?
Jeff Stinco: Nós estamos ansiosos para ver como vai ser, e os comentários até agora têm sido bons. Eu, eu sou o tipo de cara que ama uma cópia física do CD ou vinil. Eu amo a arte e o prazer de poder estar segurando essa arte. E eu sei que nossos fãs têm essa ideia semelhantes e irão até a loja para comprar uma cópia.
Talvez isso ajude a explicar o ressurgimento do vinil…
Jeff Stinco: Há um ritual em torno de vinil. Você tem que colocá-lo e não deixar a sala ou a agulha vai saltar no final, então você tem que estar escutando ativamente. As pessoas tendem a ouvir música enquanto faz outras coisas. Nem adolescentes. Eles vivem ouvindo. Lembro-me que era assim para mim. Pearl Jam mudou minha vida. Nevermind do Nirvana era importante e foi a trilha sonora de várias emoções. Eu acho que adolescentes ainda são assim. Aos 30, 40, a música não parece ter o mesmo impacto. E eu acho que o vinil é uma expressão de querer ser um ouvinte ativo da música.
Existe um exemplo de uma música do álbum que foi muito fácil versus muito difícil?
Pierre Bouvier: Houve algumas que surgiram rapidamente. A balada “I Dream About You’ foi escrita em 10 minutos, o que é um recorde para nós. O refrão original de “Singing in the Rain’ foi escrito de forma rápida e, em seguida, o resto da canção foi manipulada por várias e várias semanas. Para mim, esses são os melhores tipos de músicas, porque eles soam naturais. Parece que a música já existia e eu agarrei-a, o que soa meio ridículo, mas é bem assim. É como se eu tivesse sintonizado em uma frequência em algum lugar e apenas pegou.
Vamos conversar sobre essas duas faixas. “Singing in the Rain” com a banda R. City, os caras mais otimistas no planeta. Toda essa vibe transbordou e como é que vocês se encontraram?
Pierre Bouvier: Essa música foi concluída sem eles, mas nós queríamos ter essa influência reggae mais autêntica. E esses caras são de British Virgin Islands… Você ouve eles conversarem e tudo soa como reggae. Então, eles ajudaram a por pra dentro essa vibe. Comecei a surfar hácerca de sete anos e indo para praias do Caribe e temos sido capazes de canalizar algo disso no Simple Plan. Portanto, nós trouxemos o R. City para valorizar a música ainda mais. Eles acrescentaram algumas melodias e a parte da ponte que eles fizeram e sim, são as pessoas mais agradáveis com quem já trabalhamos. E no tempo certo, o que é inédito.
E diga-me sobre a mulher que canta em “I Dream About You”.
Pierre Bouvier: Ela é a Juliet Simms. Ela estava no The Voice e coincidentemente eu a conhecia porque eu sabia ela namora um cantor de uma banda chamada Black Veil Brides e eu curto o som deles. Ela também tinha uma banda chamada Automatic Loveletter. De qualquer forma, ela é muito legal e tem essa vantagem, este diferencial em sua voz. Essa música foi escrita antes dela, mas, como acontece com ‘Singing in the Rain’, nós sentimos que seria mais significativo haver uma “conversa” entre duas pessoas nessa canção. Por isso, liguei para ela e ela concordou em fazê-la com a gente.
Qual foi o maior desafio com este álbum? A seleção de músicas? Pois elas são bastante diversificadas.
Jeff Stinco: Foi muito isso. Foi um desafio até dezembro de 2015. Sentimos que tínhamos um álbum, mas, depois, começou a soltá-las e recebemos a reação dos fãs e decidimos enfrentar certos problemas que nossos fãs estavam verbalizando. Nós sentimos que poderíamos ter perdido o equilíbrio entre o que os fãs esperam de Simple Plan e o que nos inspira a continuar como uma banda. Então, em dezembro voltamos para trás e gravamos mais quatro músicas – três das quais estão no álbum – e que trouxeram o equilíbrio de volta. Nós somos a banda que lançou álbuns de pop/punk em 2002. Mas também são as pessoas que escreveram e gravaram “Summer Paradise” e “Your Love Is a Lie”. Essas canções são um passo a frente para esta banda. Há canções nesse disco que têm um som familiar do Simple Plan e alguns que não o fazem. Mas esse equilíbrio é essencial.
Pierre Bouvier: E fazer todos estes estilos diferentes pode se tornar nosso detrimento. Mas queremos manter as coisas interessantes para nós mesmos. E eu não acho que seria tão bem sucedido se nós apenas continuássemos escrevendo o mesmo tipo de canção mais e mais. Você tem que se reinventar. E eu, pessoalmente, adoro todas as coisas que nós somos. Eu amo o fato de que “I Dream About You” soa completamente estranho para Simple Plan. Estou orgulhoso de ter sido capaz de produzir aquilo.
David Hasselhoff está no vídeo de “‘I Don’t Wanna Go To Bed”. Ponto! Você só pediu a ele?
Pierre Bouvier: Sim! Nós realmente precis[avamos dele, porque você não pode simplesmente fazer um vídeo onde parece Baywatch sem ter uma aprovação. Por isso, contatamos o seu gerente e ele foi uma grande ajuda para nós para podermos garantir os direitos que são controlados por esta grande empresa. Eu acho que ele gostou quando seu personagem “reviveu”. Assim, ele foi na brincadeira e ele realmente fechou o negócio “.
Nelly também está nessa música. História?
Pierre Bouvier: “Depois de Chuck [Comeau, baterista do Simple Plan] e eu terminamos essa música, parecia que ela estava pedindo para combiná-la com algo e todos nós pensamos no Nelly. Eu não sei por quê. Nós só fizemos. Quer dizer, sua voz obviamente. Nós sentimos que ele realmente complementaria a música de modo que o chamamos e ele já estava dentro.Vendas de lado, o que é sucesso para você com este álbum?
Jeff Stinco: O fato de que ainda estamos juntos após 16 anos … soa como um clichê, mas é verdade. Para mim é isso. E você sabe quando algo é certo. Quando ‘Summer Paradise’ saiu, nós sabíamos que seria um sucesso. A multidão de fãs cresceu mais, as visualizações no YouTube foram crescendo… Todo o clima mudou. Isso é o sucesso para mim. Enquanto as pessoas vierem assistir nossos shows, nós estaremos tocando para elas.