Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
O SImple Plan está prestes a visitar Israel pela terceira vez em sua carreira (logo após os shows que acontecerão no Reino Unido), e por causa disso, Chuck Comeau deu uma entrevista exclusiva para o jornal Jerusalem Post, falando um pouco sobre Israel, sobre a banda e também sobre a SPF. Confira a entrevista traduzida pela nossa equipe!
A coisa com os canadenses – mesmo roqueiros canadenses – é que eles são tão agradáveis. Tome Chuck Comeau por exemplo, o baterista da banda Simple Plan, de Punk Rock natural de Montreal.
Embora ele e seus quatro companheiros de banda tenham carta branca para se comportar como despreocupados e negar o fato de que eles sejam adultos, Comeau fala seriamente sobre a lealdade, responsabilidade e aspirações … e sobre sua visão refrescante de Israel, que ele está prestes a visitar pela terceira vez em 5 de maio na Arena Nokia em Tel Aviv.
“Israel é um lugar muito mágico para nós”, disse Comeau recentemente de Hamburgo, onde o Simple Plan estava em turnê do seu quarto álbum de estúdio Get Your Heart On!.
“Nós terminamos nossa turnê mundial para o nosso terceiro álbum em 2008, vindo de Tel Aviv, pela primeira vez para um show esgotado, e eu acho que nós nunca imaginamos ter tantos fãs tão longe de casa. Sabíamos do Facebook e do Twitter que nós tinhamos muitos fãs em Israel, mas somente quando você sai e vê uma sala cheia cantando todas as palavras das canções, e as pessoas à espera no aeroporto para você, isso é realmente um choque. ”
“Reservamos um tempo extra para que pudéssemos viajar passear, e minha família veio – foi uma bela experiência. Israel tornou-se uma obrigação para nós em todas as turnês internacionais “, acrescentou Comeau.
E depois de uma década juntos e popularidade cada vez maior, turnês internacionais, o Simple Plan está se tornando mais ampla e de longo alcance, com a banda ostentando (educadamente, claro) de ter realizado shows em mais de 70 países. Uma anomalia no mundo do rock, o Simple Plan se gaba de ter a mesma formação – Pierre Bouvier (vocais), Jeff Stinco e Sébastien Lefebvre (guitarra), David Desrosiers (baixo) e Comeau – desde a sua criação em 1999. É uma prova, de acordo com Comeau, para a cordialidade nonsense que os membros da banda mostram uns aos outros.
“Muito disso tem a ver com o fato de que éramos todos amigos antes da banda, fomos para a mesma escola, temos os mesmos valores e a mesma abordagem para a vida”, disse Comeau.
“É tudo sobre o fato de que nós também temos os mesmos objetivos e aspirações para a banda, estamos na mesma página. E nos momentos que não estamos, nós sentamos juntos e conversamos, reavaliamos o que temos feito e para onde queremos ir. À medida que os anos passam, o fato de que todos nós estamos juntos se torna mais importante e mais precioso para nós – nós valorizamos ainda mais “.
Em Get Your Heart On! Que mostra a banda – nas palavras de um crítico – “verificando a sua vida adulta”, revela Simple Plan revivendo o punk-pop de sua juventude, com uma série de contribuições de um de seus heróis, Weezer de Rivers Cuomo, Natasha Bedingfield, e somali-canadense rapper K’naan. Mas, além de roqueiros como “You Suck At Love” e “Can’t Keep My Hands Off You”, há também tentativas de diversificar com os sons do reggae pop de “Summer Paradise”, um desenvolvimento que Comeau expressa orgulho de ter feito.
“Nós crescemos ouvindo a segunda geração do punk rock da Califórnia – bandas como Bad Religion – e não importa onde levamos nossa música, que será sempre parte do nosso DNA e como olhamos para as coisas”, disse ele. “Mas como nós começamos mais velhos, nós abrimos as nossas mentes para novos tipos de música e estilos – é crucial para a banda para evitar a estagnação e tédio.”
“Isso é o que eu amo sobre a nossa banda – nós podemos ter uma canção punk como” You Suck At Love “e a faixa seguinte pode ser essa canção reggae-Bee Gees diferente de tudo que já fizemos. Isso mostra que estamos expandindo nossa paleta musical e assumindo riscos. Mas porque temos tocado juntos por mais de uma década, ela ainda vai soar como nossa. Nós temos nossa identidade musical própria pequena não importa o estilo que enfrentamos. ”
Isso inclui a peça central do álbum – a balada sincera “This Song Saved My Life” – uma colaboração única entre a banda e seus fãs. Comeau e seu companheiro de banda, Pierre Bouvier estavam discutindo sobre escrever uma canção sobre o poder emocional da música pode ter na vida de alguém.
“Queríamos escrever sobre como uma canção, ou um álbum pode mudar a vida de alguém”, disse Comeau. “Pode parecer um exagero, mas eu acho que qualquer fã de música teve aqueles momentos em que você está passando por momentos difíceis e você ouvir uma música ou uma banda e torna-se seu sobre a corcunda. Nós todos tivemos aqueles momentos crescendo, e um monte de fãs nos disseram que nós nos tornamos a banda para eles. ”
A banda decidiu pedir aos seus fãs que dissesem como se sentiam. Comeau postou uma mensagem em seu Twitter dizendo: “Nós decidimos escrever uma canção sobre vocês … Vocês podem me dizer como nossa música fez vocês se sentirem ao longo dos anos? “As respostas começaram a chegar imediatamente e cresceu às dimensões de uma avalanche.
O resultado é provavelmente a primeira canção escrita via Twitter, com todas as letras tomadas a partir de mensagens dos fãs.
“Foi muito especial. Temos mensagens de crianças dizendo que se não tivessem ouvido a música ou o álbum, eles não sabiam se estariam aqui hoje. Queríamos escrever a canção como uma homenagem a eles, e percebi que a melhor forma seria ir diretamente a eles e eles têm o poder da nossa música. E de certa forma, a canção se tornou o símbolo do que defendemos como uma banda -. Que é a interação e o feedback com o público ”
Uma vez que a canção foi escrita, a banda deu o passo final de convidar 25 dos correspondentes para se juntarem a eles em um estúdio de Vancouver para cantar na música, um evento que Comeau considerou como “completando o círculo.”
“Estou muito orgulhoso da música – é criado um vínculo ainda mais especial com os fãs, e nós amamos tocar ao vivo.”
E se você pensou que o Simple Plan não poderia ficar mais agradável, Comeau descreveu as realizações da Fundação Simple Plan, que a banda fundou há seis anos como uma forma de retribuir à sua comunidade e se envolver na vida dos jovens que precisam.
“É tudo sobre as crianças que estão doentes com doenças como câncer, ou crianças que estão atravessando tempos difíceis que crescem com problemas típicos como a depressão, drogas e abandono”, disse ele.
De acordo com comunicado da banda no site da fundação, “quebra o coração vermos tantos jovens que lutando para sobreviver, enquanto se sentem deprimidos e perdidos.”
“Queremos que a nossa Fundação os ajude a encontrar o seu caminho e mostrar-lhes que há sempre uma luz no fim do túnel, que as coisas podem melhorar. ”
Comeau orgulhosamente anunciou que a fundação arrecadou mais de um milhão de dólares, e nos prémios anuais do Juno Awards, eles foram homenageados com o Prêmio Allan Waters de ajuda humanitária sobre os esforços da fundação.
“Eu acho que a mensagem que estamos colocando lá fora é que você não precisa esperar até os 40, 50 ou 60 para fazer algo. Acho que o mundo seria um lugar melhor se todos nós fizermos um pouco de esforço “, o vocalista Bouvier disse a repórteres no evento.
Concernente a orientação da banda, a fundação promove a música como um meio para a juventude encontrar uma paixão em suas vidas, e a banda tem usado sua música para transmitir esses objetivos – a doação de um dólar a partir do preço de cada bilhete em sua turnê atual para o fundação e realizar um evento beneficente anual para levantar fundos.
“Estamos muito orgulhosos do que conquistamos – a fundação é algo que está perto de nossos corações”, disse Comeau.
E é evidente que isso é grande, corações canadenses batendo em ritmo atrás da batida do Simple Plan.