Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Jeff Stinco deu uma entrevista por telefone ao site da Cyber Presse. Nela Jeff comenta sobre o novo CD e outros assuntos, confira a tradução:
Festivent: Simple Plan 2.0.
No telefone, o guitarrista Jeff Stinco está sobrecarregado de entusiasmo. O Simple Plan começou a gravar seu quarto álbum, esperado para o começo de 2011. E nesses dias, a banda de punk-pop canadense usa o palco para renovar a exuberância do começo de sua carreira. Além disso, a banda vai tocar seu primeiro trecho do álbum (You Suck @ Love) no show do Festival de Levis, em 06 de Agosto. Mas os reais fãs já sabem, graças às redes sociais.
“Eles ouviram no YouTube. As pessoas das primeiras fileiras sabiam a letra e os refrãos – até melhor do que eu.” Ri o guitarrista. “É fascinante.” Jeff Stinco e seus colegas de banda são grandes fãs do Twitter e do YouTube. Eles perceberam que as redes sociais revolucionaram a maneira de interagir com seu público.
Mas há um perigo. “Você precisa tomar cuidado para não ser muito influenciado. Você precisa lembrar que, basicamente, você faz a música para si mesmo, para se expressar e se expandir como músico. Ainda assim, nós vimos que não somos forçados a reinventar a banda todas as vezes.” Explica.
Acertando em cheio.
A banda encontrou uma receita que é aprovada pelo público. Eles venderam mais de sete milhões de cópias de seus três álbuns. Especialmente os dois primeiros (No Pads, No Helmets… Just Balls, em 2002, e Still Not Getting Any…, em 2004) que acertaram em cheio. Simple Plan sempre revisa suas músicas para não se copiarem, insiste Stinco, mas também para procurar por idéias que não foram completadas e que a banda quer usar no futuro.
“Por agora, eu não tenho muitas perspectivas. Mas durante nossa primeira sessão, nós selecionamos doze músicas com batidas fortes, muito rock, com grandes melodias. É mais alegre que nosso terceiro álbum [auto intitulado], que foi um pouco mais introspectivo.”
Outra sessão de doze músicas está para acontecer, com o produtor Brian Howes (o mesmo de Boys Like Girls, Hedley), por que o Simple Plan tem um ‘bom problema’: muitas músicas, entre 50 e 60. “É difícil; é como escolher algo ao invés de outra coisa, que é exatamente igual. É difícil escolher. Nós ainda não debatemos. Às vezes, nós apenas não temos respostas. Depois dessas sessões, nós vamos tirar um tempo para nos sentarmos e escolher.”
Nesse meio tempo, o Simple Plan faz shows entre as gravações. Não porque eles precisem, como outras bandas que multiplicam suas aparições em festivais para compensar a redução na venda de discos. “Nosso objetivo, desde o começo de nossa carreira, era tocar em quantos lugares fossem possíveis, ao redor do mundo. Por outro lado, vai causar alguns problemas: as pessoas não podem ir à 20 shows por semana! Vai haver uma seleção.”
O Segundo plano da indústria.
Como resultado, o Simple Plan está no segundo plano da indústria. “Tudo se torna somente coisas negativas e você perde a razão do por quê faz música.” Jeff Stinco não sabe muito sobre esse assunto. Apesar da queda nas vendas, “Você tem mais maneiras de se conectar com seus fãs [nos shows e nas redes sociais]. Se você focar-se nesses elementos, tudo vai melhor do que nunca. Honestamente, nós jogamos as cartas certas.”
Tudo o mais, os garotos têm um controle sobre sua música, o que iremos descobrir nesse quarto álbum. Essa independência, e a grande presença de público nos shows faz com que “nossa energia, no palco, nunca foi tão boa”.
Um crescente entusiasmo ao prospecto para tocar ao ar livre, tal como na próxima sexta. “Durante o verão, você quer estar ao ar livre. Nossa banda nasceu com essa cultura que tentamos reproduzir em todos os lugares. Tem alguma coisa mágica com isso. É como um show em em lugar privado, mas multiplicado por 10. Além disso, para nós, um de nosso melhores shows foi no Plains of Abaham [em 01/07/2008, em frente a uma multidão]. Foi magnífico, incrível.”
Jeff Stinco enfatiza que festivais o lembram dos grandes shows de sua juventude, tal como o Rock in Rio ou os do Metallica. “Eu realmente amava. Não estamos a esse nível, mas tocamos em festivais. Tem algo realmente muito especial.”
Simple Plan vem a Levis depois que colocaram os shows em forma, nos EUA, nas últimas semanas. A banda estará em ótima forma: é promissor.
–
Aproveite para votar no Simple Plan para o Rock in Rio, clique aqui.