Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Em recente entrevista a Rádio Canadá cedida na semana passada, a banda comentou sobre variados assuntos. Dentre eles, o baixista David Desrosiers agradeceu por não ter ido ao show do Eagles Of Death Metal que, para os que não lembram, foi a banda que estava tocando no Bataclan Clube, a casa de shows que foi alvo de ataques terroristas em Paris, França, em novembro do ano passado. Vale lembrar que o Simple Plan tinha marcado um show para aquele mês na cidade da luz para promover o single I Don’t Wanna Go To Bed.
Além disso, a banda falou sobre a felicidade de ter as pessoas em seus shows e o vocalista, Pierre Bouvier, disse que os CDs sempre foram apenas cartões de visita, em vista a energia dos shows, que sempre foram o ponto forte da banda.
Confira a tradução completa da nossa equipe:
Já venderam mais de 10 milhões de discos em sua carreira.
Conhecem o sucesso planetário desde 1999, com sua música punk-pop alternativa.
Cinco anos após a aparição de GYHO, o grupo Simple Plan está de volta com o seu quinto álbum TOFTT.
Rádio-Canadá: TOFTT, uma referência bem esportiva, que quer dizer “se sacrificar pela equipe”, por que esse título?
Sébastien: Nós todos temos a mesma visão, a mesma vontade de continuar, de servir para o interesse do grupo como quando estamos em estúdio, servir o interesse da música. O grupo vem acima de qualquer coisa e nós todos fazemos alguns pequenos sacrifícios aqui e lá, então TOFTT tem essa conotação esportiva, onde a equipe ganha no final.
O lançamento deste álbum representa a realização para esses músicos que durante um longo período procuraram com a direção a ser tomada para esse projeto.
Chuck: De encontrar um como quem somos em 2016, depois de 17 anos de carreira e depois ter experimentado vários estilos diferentes e também com todo o contexto musical que muda e evolui, sempre tem novas bandas, novos artistas que são lançados, que fazem coisas novas. Quem nós somos e quem nós queremos ser como banda? E encontrar isso nos tomos tempo.
Em 1999, os membros do grupo deixaram o mundo adolescente. Hoje, na faixa dos 30, quase todos casados eles ganharam maturidade.
Pierre: Tem muitas músicas que são importantes, que eu me identifico bastante, que falam de uma relação contente, o que é um pouco estranho para o Simple Plan, porque nós sempre falamos do outro lado da moeda.
Jeff: Tem alguma coisa de identificação
Pierre: Sim, tem mesmo.
Jeff: Mesmo em relação a sonoridade. Na verdade nós procuramos um equilíbrio entre o passado, nossa herança e para onde nós queremos ir.
Pierre: E esse álbum como o Jeff falou, o álbum que nós dizemos, “Olha, nós podemos fazer o que queremos. Nós somos quem somos, nós devemos nos assumir e é isso aí!
E no que se refere aos filhos…
Jeff: Isso me inspira a ser bom e eu te digo, é sem pretensão, eu não os quero decepcionar, não quero dar um passo em falso.
Simple Plan tem a reputação de ser próximo dos seus fãs.
Radio-Canadá: Isso foi uma escolha consciente, tipo “OK, nos vamos ser próximos dos nossos fãs” ou aconteceu totalmente naturalmente, pra vocês é normal ter uma relação quase de amigo, se eu posso dizer desta forma?
Séb/Chuck: Um pouco dos dois!
Séb: Tem fãs-clubes que nós encontramos em cada show. Na verdade nós sempre fizemos isso.
Chuck: É um pouco como a nossa marca, eu diria que isso vem de um esforço e de uma certa conscientização que nós sempre quisemos ser a banda mais acessível do mundo.
Difusão continua da música, downloads ilegais, venda de discos caindo, consumação rápida. Os músicos constatam que a indústria está em mutação.
David: As pessoas hoje em dia, não somente colocam uma música no iPod e já estão procurando a música seguinte para escutar. Estamos perdendo algumas coisas.
Pierre: É claro que se você quer ouvir nosso disco, vai nos ajudar, mas isso nunca foi a maior coisa para nós. Verdadeiramente são nossos shows ao vivo nossa marca de comércio. Eu diria que nossos discos sempre foram tratados no nosso caso como um cartão de visitas.
Depois dos atentados em Paris que deixaram 90 mortos no Bataclan Café, a banda teve que remarcar uma viagem promocional na França.
David: Eu era para estar naquele show. Naquela noite eu não pude ir porque nós tínhamos um jantar da Fundação aqui em Montreal. Sinceramente, a vida não me queria lá naquele dia. Isso é muito especial.
Mas eles irão subir nos palcos dia 28 de fevereiro.
Jeff: Nós vamos tocar para pessoas que querem viver alguma coisa. E é um pouco nossa maneira de levantar uma bandeira que nós não iremos nos submeter aos terroristas, que nós não iremos nos submeter as pressões de pessoas que preferem correr para a violência.
Depois de 17 anos de carreira, Simple Plan é solidificados que nunca.
Pierre: Nós já passamos bastante momentos difíceis como banda, que seja pessoal ou profissional. E eu diria que neste momento, visto que nós passamos tudo isso juntos, nós nos ajudamos, nós ficamos mais próximos nesses momentos difíceis, isso fez com que nossa relação se torna muito mais profunda e mais sólida agora.
Chuck: Enquanto nós tivermos prazer em fazer e enquanto tiver gente para nos escutar e ir nos nossos shows, nós estaremos lá o máximo de tempo possível.