Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Na semana passada, com o lançamento do novo álbum e os compromissos por conta disso, a banda cedeu uma entrevista ao HollywoodPQ e nela Pierre Bouvier e Sébastien Lefebvre bateram um papo sobre como foi produzir o novo álbum (Seb admitiu que eles foram um pouquinho lerdos), a idade mental do Bouvier ao criar as músicas para o CD e comentaram sobre o segredo da longevidade da banda, afinal são 17 anos de estrada.
Confira a tradução completa feita por nossa equipe:
O segredo da longevidade Simple Plan no lançamento de Taking One For The Team – Entrevista Exclusiva HollywoodPQ
Demorou quase cinco anos antes de podermos ouvir o sexto álbum da banda quebequense Simple Plan, Taking One For The Team. Eles, que nos tinham acostumado a prazos mais curtos, desta vez, particularmente tiveram tempo para pensar no álbum, escolher as músicas e gerenciar a carreira e família.
“Isso nós temos que admitir, somos lentos”, diz Sébastien Lefebvre, “mas isso é porque nós somos perfeccionistas e queríamos que o álbum fosse excelente. Portanto, não vamos apenas colocar no disco as primeiras doze músicas que escrevemos. Vamos tentar coisas diferentes, nós nos damos a oportunidade de experimentar e isso leva tempo.”
“Com cada disco, torna-se cada vez mais difícil de superar. Queremos que cada álbum seja melhor que o último. Se a gente conseguiu fazer isso, eu não sei…”, disse Pierre Bouvier.
É então, durante um dia de divulgação oficial em Montreal que nós encontramos Pierre e Sébastien no hotel Hyatt Regency, em torno de uma porção de batatas fritas com gergelim…
HollywoodPQ: Quando vocês começam, suas músicas estavam ligadas a suas idades, e hoje vemos que os fãs os seguem, mas também vocês conseguem realmente alcançar as novas gerações. Isso é algo consciente ou que acontece por acaso?
Pierre: Para mim, o objetivo é escrever um álbum que eu escutaria. Se meus gostos são semelhantes às de pessoas de uma idade mais jovem? Talvez. É engraçado porque há uma canção este ano que eu realmente gostei chamado Fucked Up Kids do Hit The Lights. E, é como, um rapaz de 36 que gosta “We are juste fucked up kids”… Eu não sei porque mas eu amo esta energia.
Ao longo dos anos, nós percebemos que criamos um som que se tornou a marca do Simple Plan. Por quê? Porque nós fazemos isso bem. Por que tentar fazer trilhas com Skrillex e Diplo quando não é o que fazemos. As pessoas não escutam Simple Plan por isso.
Sébastien: O que percebemos também é que, ao escrever canções muito pessoais, é realmente o que funciona melhor e ele vai ao encontro dos mais jovens, dos mais velhos … Pierre… Isso vem naturalmente. Isso funciona melhor com os jovens, são as canções sobre as dificuldades da vida e estes são temas que estão muito alinhados com a minha vida, então …
HollywoodPQ: Vemos que são cada vez mais ativos em redes sociais. Isso também é algo que vem naturalmente para compartilhar a sua privacidade?
Pierre: Non.
Sébastien: Não, nem eu.
Pierre: Não, eu era um esforço. Inicialmente, quando nós começamos, não fazíamos isso. Então privacidade, era normal. No começo eu achei um pouco estranho, eu tive problemas com isso. No ano passado, eu percebi que “Ei, cara, porque eu tenho medo de mostrar fotos da minha família?”. O mundo não se importa, você sabe. Eles querem vê-la… Eles não vão encontrá-las em suas escolas… Não tem nada a ver com isso. E, de qualquer maneira, se eles quiserem encontrá-las, eles vão encontrá-las, você sabe.
Eu realmente prefiro mostrar imagens que eu quero mostrar, do que ter uma imagem que eu não gosto, que eu não pareço bem. Agora é natural. Como músico, uma figura pública, você tem que promover. Às vezes digo a mim mesmo: “Faz três dias que eu posto nada…”, então eu forço.
Sébastien: Se você realmente quer saber, eu tomei café da manhã duas vezes hoje. Uma vez que era o iogurte, a outra era uma omelete e foi bom ambas as vezes. Isso, eu tenho menos tendência a compartilhar, mas eu vou te dizer… Me dá um grande prazer!
Pierre: Incomoda-me menos agora. Privacidade… os fãs realmente gostam disso e isso não me afeta negativamente, então … por que não?
HollywoodPQ: Onde é vem o título Taking One For The Team?
Sébastien: Aha! Temos de olhar para a capa, ao mesmo tempo! O conceito e as imagens vieram antes do título, porque, você sabe, como você pode resumir dois anos de trabalho em um único título? Nós gostamos do conceito de uma equipe, porque faz muito tempo que estamos juntos e todos nós jogamos para os mesmos fins. Nós estamos realmente juntos e isso é uma equipe. [O título] fala dos sacrifícios que devemos fazer para chegar onde estamos como um grupo após 15, 16 anos de carreira.
HollywoodPQ: E com a família, ele deve ser ainda mais sacrifício e compromisso…
Pierre: Nós somos bastante democráticos; não há um líder ou qualquer coisa. É realmente uma questão de compromisso. Todos devem adaptar-se ao bem do grupo, em vez de uma pessoa.
HollywoodPQ: E qual é o segredo para a longevidade do Simple Plan?
Pierre: Eu diria comunicação. O que ajuda bastante é quando as coisas estão indo bem. Nós tivemos bastante sucesso em nossas carreiras, nós somos sortudos de estarmos aqui e sermos ainda os cinco rapazes. Se nós tivéssemos que trabalhar no McDonalds ou Tim Horton que pagar por música, seria mais difícil. Então é claro que isso é uma boa motivação.
Além disso, como um grupo, como músicos e amigos, temos sempre teve uma visão muito semelhante. Sempre tivemos a mesma visão que amigos e parceiros. Nós nos damos bem. Precisamente, todos os pequenos desentendimentos que houveram desde o começo, nos ajudou para a nossa relação porque eles foram resolvidos. Quando temos um problema, nós nos falamos, nos comunicamos, isso que faz a nossa relação é mais forte. Nós somos mais como uma família do que uma banda.
HollywoodPQ: Egos são colocado de lado…
Sébastien: Honestamente, não há muito…
Pierre: Talvez um pouco, mais no começo…
Sébastien: Mesmo no início, houve talvez um pouco mais, mas não é o tipo de banda com grandes egos.
HollywoodPQ: Vocês sempre foram muito focados em colaborações. Em particular, no Taking One For The Team, vocês tiveram colaborações com Nelly, Juliet Simms (The Voice) e Jordan Pundik. Como vem essas colaborações?
Pierre: Nós é que entramos em contato com eles. Nós tentamos criar uma excitação em torno do álbum. É divertido para os fãs de ouvir algo diferente. Todas as músicas que fizemos com as colaborações foram registradas antes, sem a colaboração. Quando se acrescenta a voz de um colaborador, ele acrescenta outro nível de emoção para o álbum. O ponto é também para as pessoas falarem. Para os fãs dos colaboradores, também é divertido vê-los em outro ambiente. Faz as pessoas falarem …
HollywoodPQ: Você ainda tem ídolos com quem você quer trabalhar?
Sébastien: Sim! Eu realmente quero fazer uma música com Joey Cape uma vez!
Pierre: Oh, sim! Seria bom isso!
Sébastien: E também, nós sempre deixamos no ar por alguns anos, P!nk! Talvez ela vai ler esta entrevista e vai nos ligar!
Pierre: Faz uns sete ou oito anos que dizemos que queremos trabalhar com ela.
Sébastien: Mas em contrapartida, eu não sei se sabemos fazer coreografia como ela …
Pierre: Bem, nós poderíamos aprender a subir em fitas …
HollywoodPQ: O que especialmente nos impressiona no Simple Plan é que vocês sempre voltam para casa. Nós sentimos que o Quebec tem uma grande importância no que vocês fazem e este não é o caso com todos que fazem sucesso no exterior. O que vocês levam do Quebec este business?
Sébastien: Bem, uma linguagem secreta que a maioria das pessoas no planeta não entendem. Nós podemos muitas vezes falar de alguém na sua cara que eles não entendem. (Risos) Não, mas é apenas a atitude geral de viver bem e de como nós fomos educados. Nós começamos nossa carreira aqui em pequenas salas, em lugares vazios as vezes. Nós viajamos com humildade, eu acho.
Pierre: Sim, a humildade é a maior coisa que os quebequenses tem. No Quebec, nós não gostamos que as pessoas que se sentem importantes. Eu acho que esta é a maior parte que a gente leva.
HollywoodPQ: É algo que as pessoas notam no exterior?
Pierre: Sim! Eles não sabem que isso vem do Quebec, por exemplo!
Sébastien: Sim. As pessoas nos acham fácil. E você sabe, nós nunca escondemos que viemos de Montreal. Nós falamos em entrevistas sobre isso em qualquer lugar do planeta. As pessoas nos dias de hoje, tem os olhos estão sobre o Canadá. Pouco antes do Natal, no top 10 havia seis canadenses: Bieber, Alicia Cara, The Weeknd. É muito legal de ser daqui neste momento.
O momento de dizer que vai surpreender os fãs Taking One For The Time, quando for lançado em 19 de Fevereiro (saiu apenas dois diiiiaaaassss!), Sébastien e Pierre concordam em dizer que o álbum explora muitas direções, mas é especialmente rock. Quem aqueles que não podem esperar mais levantar as mãos!
Junto a entrevista, o HollywoodPQ fez algumas fotos da dupla. Confira abaixo:
Events / Appearances > 2016 > 17.02 – Pierre and Sébastien for HollywoodPQ