Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
Events > 2012 > 05.06 – Interview to Youth.SG
Semana passada o site voltado ao público jovem de Singapura, Youth.SG, divulgou uma entrevista especial que realizou com o baterista do Simple Plan, Chuck Comeau. Na entrevista eles conversam sobre diversos assuntos, dentre eles um livro que será uma biografia da banda que tem seu lançamento para Novembro (segundo rumores) e o EP que ele disse que será uma ligação de um álbum para o outro (fazendo com que a ideia que já havíamos compartilhado com vocês se confirme – a que o álbum conterá músicas não divulgadas da banda deste CD e de anteriores que por ventura eles escolham também).
Confira abaixo a entrevista muito interessante feita por Paul Leng ao site de Singapura, com a tradução adaptada do CSP:
Em 2002, a banda canadense de pop-punk Simple Plan lançou seu primeiro álbum, No pads, No Helmets… Just Balls. 10 anos depois, eles estão mais fortes, tendo lançado seu quarto álbum ano passado, Get Your Heart On!, que contém seu single popular “Jet Lag”.
Não faz muito tempo quando qualquer um estava se balançando para músicas como “Perfect” e “I’m Just a Kid”, do seu primeiro álbum, e o som original da banda não envelheceu um único dia também.
Quando Youth.SG se encontrou com o baterista do Simple Plan, Charles-Andre “Chuck” Comeau, que esteve em Singapura para a conferência Music Matters em 24 de maio, estava cheio de energia e estava empolgado para falar sobre a banda e sua música.
Comparado com o seu terceiro álbum, que foi relativamente escuro, Get Your Heart On! é um sopro de ar fresco, com músicas mais rápidas e mais brilhantes. Chuck descreveu o seu último álbum como “um retrocesso do seu primeiro e segundo álbum, com up-time e músicas pop-punk”. Apesar de manter seu som antigo, eles tiveram a colaboração de artistas como Natasha Bedingfield e o rapper K’naan para produzir um álbum que é único do seu próprio jeito.
Então, o que aconteceu entre o seu terceiro e quarto álbum que trouxe para essa mudança? Chuck reflete que o contínuo apoio dos fãs foram uma das chaves que o dirigiram para escrevê-lo.
“Nós olhamos para a nossa banda e foi tipo, ‘Wow, estamos fazendo isso por 10 anos agora’, e nós continuamos aqui, nós ainda temos fãs, e eu acho que isso nos faz apreciar o que nós temos e nos torna otimistas e positivos. O álbum apenas tem esse tipo de energia, esse tipo de sentimento. É positivo; é divertido de se tocar ao vivo.”
Na verdade, a banda de fato atribui muito do seu sucesso para seus fãs ao redor do mundo, e Chuck lembra com carinho do seu show aqui em Janeiro como uma experiência inesquecível.
“Nós tivemos um ótimo show da última vez em Janeiro. Quando viemos aqui, haviam fãs esperando por nós no aeroporto. É tão bom ver esse tipo de compromisso. Sempre temos muito amor aqui e parece como uma segunda casa.”
Ele também insinuou sobre outro show da banda em Singapura em breve, ainda este ano ou no próximo.
Além de serem músicos, a banda também está ocupada com a Fundação Simple Plan, uma instituição de caridade fundada em 2005 para ajudar jovens. Em setembro passado (2011), eles fizeram uma performance em Montreal com a Orquesta Sinfônica de Montreal para arrecadar mais de $300.000 dólares para a fundação. De fato, depois da breve parada dele por aqui (Singapura), Chuck foi para o Vietnã para tocar com o resto da manda no show organizado pela MTV EXIT para criar consciência e lutar contra o tráfico de pessoas.
Apesar do grande sucesso comercial, a banda continua com os pés no chão. Da vontade deles de chegar aos fãs até a vontade de alcançar a sociedade, a banda continua mantendo isso real e talvez isso seja uma das muitas coisas que os fãs gostam tanto neles.
Chuck tem dado bastante suporte para as carreiras de artistas indepentendes, aparecendo como jurado no Independent Music Awards. Sendo uma das primeiras bandas do Canadá a atigir o sucesso, ele deu uma visão da motivação de fazer isso ser grande (o sucesso).
“Nos primeiros dias, nós queríamos viajar para todos os lugares e tocar em novos espaços. Para nós ter nossa música tocando em vários lugares e tendo as pessoas se importando com nossa banda é muito especial e maravilhoso,” disse ele.
Ele também compartilhou um conselho para quem quer ser músico: “O que quero dizer para bandas jovens é, não sinta medo de sonhar em viajar. Não é só sobre ser grande na sua cidade; isso não é só sobre ir para os EUA. Tem tantos lugares no mundo onde você toca e faz shows maravilhosos… Seja sempre curioso e interessado.”
Por agora, a banda está ocupada viajando, e Chuck dividiu conosco alguns segredos sobre os projetos que estão por vir e que a bem tem trabalhado.
Um dos grandes projetos é um livro de mesa, que será um livro de mensagens e biografia detalhada sobre a história completa da banda. Eles pretendem publicá-lo logo (rumores dizem que em Novembro), para coincidir com os 10 anos de aniversário de lançamento do primeiro álbum.
A banda também está planejando um EP para logo mais, que irá conter novas músicas que vão “ligar um álbum ao outro”.
Embora eles não tenham começado a trabalhar no próximo álbum, Chuck garante aos fãs que a banda se sente extremamente revitalizada pelo sucesso que o último álbum lançado (Get Your Heart On!) fez e que ele está muito ansioso para fazer do próximo álbum ser o melhor.
Chuck adicionou: “Mesmo que nós tenhamos ótimas músicas, eu sinto que toda vez que sentamos, nós temos a chance de ainda escrever nosso melhor álbum. Nós nos inspiraremos no último lançado e no quanto trabalhamos nele, e tentaremos fazer melhor ainda!”
Então mantenha seus ouvidos alerta, pois tem mais música por vir do Simple Plan!