Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
[Veja abaixo o scan da página da matéria – clique para ampliar]
No início do mês passado (veja clicando aqui), publicamos um preview da matéria em que Chuck Comeau foi o ‘narrador’, onde o músico contou sobre a Simple Plan Foundation e a gratificação que esta representa em sua vida, bem como a colaboração de outras bandas para que as ações da SPF sejam um sucesso.
Agora, o SPBrazil disponibilizou o scan (em melhor qualidade) e a tradução completa do artigo e você pode vê-lo abaixo:
Quando eu olho para o começo da carreira do Simple Plan, eu não posso deixar de ficar impressionado e honrado em quanto fomos abençoados e privilegiados. Nós vendemos mais de 8 milhões de discos, fizemos shows em arenas e tocamos em estádios. Nós temos discos de ouro e platina em nossas paredes, e prêmios e troféus em nossas prateleiras. Nossa música viajou o mundo todo, e nós já nos apresentamos em mais de 60 países incluindo China, Israel, Rússia, Brasil e África do Sul. Eu tive a chance de alcançar quase todos os sonhos que eu sempre tive quando era criança, e eu devo tudo isso a essa pequena banda que começamos no porão dos nossos pais a quase 13 anos atrás. Eu não posso explicar o quanto sou grato.
Mas o mais importante de tudo isso, eu acabei percebendo o quanto a música pode ser forte e o impacto incrível que ela pode ter na vida das pessoas. Isso é uma verdade para todo mundo que ama a música, mas não só para os que passam por problemas sérios em suas vidas. Quando você começa uma banda, você não percebe que as músicas que você escreve podem significar tanto para pessoas que você nunca viu. Mas depois dos últimos 10 anos, eu, literalmente, tive milhões de fãs me chamando para contar que nossas músicas ajudaram-nos a passar por momentos difíceis – que sem “Perfect”, “Welcome To My Life” ou “Save You”, eles não estariam aqui hoje. Eu não acho que eu tinha percebido até então o quanto a vida poderia ser difícil para alguns dos nossos fãs antes de ler as cartas de cortar o coração que recebemos de jovens que lidam com depressão, abuso de drogas, suicídio, problemas na família, homofobia e doenças como o câncer. Todos eles nos contam que essas músicas são seu apoio, a única coisa que os tira a dor e os mantêm vivos.
De alguma forma, para uma banda, o maior elogio de todos é saber que sua música pode tocar as pessoas dessa maneira. Mas ao mesmo tempo, é realmente muito louco pensar que muitos jovens estão vivendo uma vida se sentido tão perdidos e sozinhos. Encontrar todos esses fãs e ler suas histórias causou um grande impacto em todos nós. Isso fez com que nos questionássemos se só escrever músicas para eles seria o suficiente, e que tipo de trajetória queríamos deixar para a história. Nos fez querer tentar fazer a diferença em suas vidas. É por isso que decidimos começar a Simple Plan Foundation em Dezembro de 2005. Essa tem sido a nossa forma de contribuir e fazer algo no mundo.
Desde 2005, a Simple Plan Foundation doou mais de $750.000 dólares para diversos grupos de caridade no Canadá e ao redor do mundo – e no ano que vem nós esperamos atingir a 1 milhão de dólares de doações. Nós doamos dinheiro para organizações como a Kids Help Phone (um serviço de conselhos gratuito para jovens), War Child (que constrói escolas e programas educacionais para crianças que vivem em países em guerra), Leucan e o Kids Cancer Care (dois grupos que dão esperança e apoio para pacientes do câncer e seus familiares), Dr Julien’s Music Garage (eles oferecem um lugar para jovens necessitados poderem tocar músicas e serem criativos) e o GRIS-Québec (uma instituição de caridade dedicada em acabar com a homofobia e ajudar jovens gays, entre outros).
A fundação realmente se tornou parte integral do que somos, e nós sempre tentamos vir com novas formas de arrecadar dinheiro. Todos os anos, temos nosso tradicional concerto beneficente onde todos os fundos arrecadados vão para a fundação. Nesse ano, tivemos o privilégio de tocar com a Orquestra Sinfônica de Montreal e arrecadamos mais de $300.000 dólares em uma noite! Além disso, nós decidimos doar 1 dólar de cada ingresso vendido em nossos shows ao redor do mundo para a fundação. Nós fizemos leilões de instrumentos autografados, acessos aos bastidores e jam sessions assim como pedimos para amigos de outras bandas como o Good Charlotte, Offspring, Arcad Fire e My Chemical Romance para doarem itens autografados para nossos leilões. Nós também desenhamos produtos especiais, como a camiseta #HelpJapan que fizemos para a Cruz Vermelha do Japão, com todos os fundos para a fundação. Com nosso time de voluntários, nós sentamos e escolhemos com cautela quais as organizações que receberão as doações.
Honestamente, é mais trabalho do que eu imaginava que seria, mas é difícil colocar em palavras o quanto isso é reconfortante e o quanto sua vida muda depois esse tipo de experiência. Eu nunca pensei que pudesse ser tão orgulhoso de algo. Quando encontro jovens, que receberam a nossa ajuda, ou quando vejo fotos como a que está nesse artigo, é difícil não ficar chocado e se sentir bem por dentro.
Obviamente, eu percebo totalmente que nossa contribuição com a SPF é só uma pequena gota no oceano, mas minha maior esperança é de que talvez a Simple Plan Foundation inspire outras bandas e fãs jovens a se envolverem e retribuírem. Em um mundo obcecado por escândalos de celebridades e fofocas, esse seria um ótimo começo, certo?
Juntos nós decidimos quais seriam as principais metas da fundação:
– Ajudar organizações trabalhando com jovens passando por problemas
– Apoiar caridades dedicadas a ajudar crianças com doenças, especialmente pacientes com câncer
– Promover a prática da música como uma forma de ajudar aos jovens a encontrar uma paixão na vida, e apoiar programas de terapia que utilizem música para ajudar crianças doentes.