Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
O baterista Chuck Comeau, seu pai, André, e o guitarrista Sébastien Lefebvre estiveram na cidade de Montreal na última semana para participar do segundo dia da conferência da Union des Municipalités du Québec (UMQ), onde representaram a Simple Plan Foundation. No evento, eles falaram sobre os planos de ajudar na criação de empregos de verão na província de Quebec.
Chuck e seu pai gravaram um vídeo em entrevista à UMQ, no qual discutiram com mais detalhes sobre o projeto de empregos. A Simple Plan Foundation vai ajudar a financiar cargos trabalhistas para pessoas jovens, por meio da compra de tudo o que estejam precisando, como vários equipamentos, capacetes, botas, entre outros itens.
Eles mencionaram o quão gratificante é reencontrar pessoas jovens que eles ajudaram no passado e vê-las terem oportunidades que nunca tinham tido antes. Confira a tradução da entrevista abaixo:
Entrevistadora: Eu estou aqui com o mestre André Comeau, um dos proprietários da Dufresne Hébert Comeau Advogados, e também com Charles Comeau, da Fundação Simple Plan e da banda que leva o mesmo nome. Vocês estão aqui para falar sobre um projeto muito interessante, o projeto “Un pont vers demain – Plan municipal d’emplois”, que permite aos jovens dos centros de juventude terem um emprego nos centros municipais. É um projeto que tem duas partes e que existe há oito anos. Mestre Comeau, você pode nos falar um pouco de onde veio a ideia do “Plan municipal d’emplois”?André Comeau: Na verdade, eu me sinto muito orgulhoso, porque eu consegui combinar duas partes da minha vida em um projeto voluntário. É muito excitante! De um lado, meu escritório, Dufresne Hébert Comeau, queria estar presente, e a maneira de fazer isso foi de participar do pedido da UMQ (Union des municipalités du Québec), dando apoio aos centros de juventude do Quebéc, então nós fazemos uma contribuição a cada ano, uma contribuição que eu posso dizer muito significativa, que é enviada à UMQ, mas que, em seguida, é enviada a uma fundação de um centro da juventude a cada uma das regiões do Québec. Já tem 5 anos que fazemos isso. Nós iremos provavelmente fazer a volta do Québec completa. Daqui a pouco conheceremos qual será a região que vai receber esse dom. Essa é a minha primeira parte ou a minha primeira implicação junto com meu escritório. Minha segunda implicação é, como conheço bem os municípios, eu vi um lugar importante para apoiar os centros de juventude e isso começou com um vídeo que vimos há alguns anos. Era de um jovem da região de Val D’Or, eu acho, que deu seu testemunho, que conseguiu um trabalho em uma prefeitura. E a ideia que me veio ouvindo isso foi a de reproduzir isso em todas as prefeituras do Québec ou de todas as prefeituras membros da UMQ. O senhor Forest que naquele momento era prefeito de Rumouski e presidente da UMQ comprou essa ideia prontamente. Nossa conversa durou dois minutos e já colocamos isso em pratica junto com a UMQ com o apoio da Fundação. E agora, a cada ano, nós ficamos felizes de ver a quantidade de municípios ou cidades que se implicam. Nós chegamos esse ano a, talvez, 45 cidades e a uns 65 jovens que vão conseguir emprego. E talvez esse emprego vai dar a eles uma chance de descobrir uma paixão ou uma chance de se organizar em um momento muito significativo de suas vidas. Por isso que eu sempre fico feliz de estar aqui e hoje estou ainda mais, porque Chuck está aqui e, pra mim, é muito agradável de ter um bom filho que junto com a Fundação apóia o “Plano municipal”. Eu combinei duas paixões da minha vida: a municipalidade e a Fundação Simple Plan. Então foi assim que tudo começou.
Entrevistadora: Vocês ajudam jovens. Já tiveram a oportunidade de encontrar algum desses jovens para saber a experiência que eles passaram, no que o “Plano municipal” os ajudaram? Vocês têm algum exemplo que vocês puderam encontrar e conversar?
Chuck Comeau: No ano passado, nós assistimos a um vídeo que foi feito e nós encontramos um dos jovens que modificaram nossa vida completamente. Acho que, às vezes, as pessoas não têm noção de como apenas acreditar um pouco nelas e dar um pequeno empurrão pode mudar a vida delas. Então, ter a oportunidade de encontrá-los e ter a oportunidade de medir um pouco o impacto com a Fundação, pois já faz oito ou nove anos que nós começamos o projeto com a UMQ. A fundação em si, o conceito veio do meu pai. Foi ele que deu a ideia, que nos encorajou a embarcar nisso, a fazer mais do que ser apenas um grupo musical, do que fazer shows e vender discos, mas de ir um pouco mais longe, de se implicar no nível social. E, para nós, isso foi extremamente enriquecedor como experiência: poder ver o impacto que isso pode ter. Nós sempre encontramos jovens nos eventos, ou mesmo através de cartas ou emails, que nos contam como isso fez diferença para eles, que tiveram a oportunidade de alcançar coisas que talvez eles não tivessem oportunidade antes. Eles agradecem por ter essa oportunidade, e nós, por poder ajudar um pouco. Isso é fantástico, e é muito bom de ver que as prefeituras nos apoiam e que os jovens querem se implicar. Eu acho que eles veem que o projeto é um bom projeto.
Entrevistadora: Os jovens têm uma oportunidade de conseguir um trabalho nas prefeituras e também uma ajuda para os estudos, se eu não estou enganada…
André Comeau: Eu achava que era uma boa ideia de pedir às prefeituras para fazer um esforço deste lado, porque elas são bem organizadas, têm uma estrutura, têm funcionários, empregados que podem dar apoio aos jovens, nós podemos dar um pouco mais que outras empresas. Eu acho que os municípios são o lugar perfeito para os jovens de terem essa primeira chance. O que nós da Fundação fazemos é, se vemos que um jovem precisa de alguma coisa para o seu emprego, nós vamos contribuir financeiramente para fornecer a ele o que precisa. Por exemplo: se ele precisa de um capacete ou de botas, nós vamos comprar isso para ele. As prefeituras ou os centros de juventudes podem entrar em contato com a Fundação e nós temos um orçamento para cobrir esses custoss e todos os anos nós recebemos solicitações para esse tipo de custo. No ano passado, a prefeitura da cidade de Québec contratou acho que em torno de 20 jovens. Eles foram distribuídos em diferentes departamentos. Nós recebemos um vídeo de um jovem que trabalhou nos arquivos e nós o vimos mais tarde e ele estava muito feliz. Este ano nós veremos. O vídeo é uma surpresa, mas é um outro exemplo de uma prefeitura que deu uma contribuição muito importante. Eu acho que nosso objetivo é de que todas as prefeituras, membros da UMQ, criem, ao menos, um emprego. Assim, nós chegaremos rapidamente a 300. E se depois do período de experiência ou se for um emprego de verão eles puderem contratá-los, nós resolveremos um problema para um jovem e talvez será esse o primeiro passo de suas vidas que será saudável. Essa é a ideia do projeto.
Entrevistadora: E isso é bom tanto para os jovens, quanto para as prefeituras.
André Comeau: Eu acho que sim, pois ter funcionários dinâmicos, incentivá-los, cria um ambiente de trabalho jovem e talvez pode mudar velhos hábitos das nossas prefeituras.
Entrevistadora: Eu agradeço muito a vocês de fazerem esse trabalho para os jovens dos centros de juventude e também de dar um empurrão para que as prefeituras tenham bons funcionários. Então, muito obrigada, Mestre Comeau e senhor Comeau, do Simple Plan, e nós poderemos ver vocês logo após esta entrevista no almoço que foi financiado pelo seu escritório.
André Comeau: Isso mesmo. Nós teremos o almoço e continuaremos a promover o “Plan municipal d’emplois”.
Chuck Comeau: E nós, como banda, nós sempre fomos ambiciosos e nossas expectativas são bastante elevadas para as prefeituras. Eu acho que elas podem dar um pouco mais, então, vamos lá!
Assista ao vídeo da entrevista em francês abaixo: