Seja bem-vindo ao Simple Plan Brasil! Nós somos um site brasileiro sobre o Simple Plan com objetivo de difundir notícias, vídeos e conteúdos da banda. Este site é feito de fãs para fãs e temos apoio da Warner Music Brasil [+++]
O Le Journal de Montréal publicou, no último domingo (28), uma reportagem que aborda a depressão, um dos problemas mentais mais comuns em todo o mundo e que atualmente acomete o baixista da banda Simple Plan, David Desrosiers. A matéria, assinada por Lise Ravary, cita o baixista e traz estatísticas sobre a doença.
Confira a tradução completa feita pela nossa equipe:
David, do Simple Plan. Meu ídolo.
A depressão é uma doença das mulheres. É o que diz a lenda. Mesmo que as estatísticas mostrem que somos tentados a falar que o mal da modernidade frequentemente afeta mais as mulheres do que os homens.
A taxa de suicídio é de três a quatro vezes maior em homens do que em mulheres, e de 80 a 90% das vítimas de suicídio sofrem de uma forma ou de outra com a depressão.
Além daqueles que cometem suicídio por álcool, drogas, jogos de azar, sexo, condução imprudente, etc, escapam das estatísticas.
Se os homens adquiriram o direito de chorar sem serem chamados de fracos, aqueles que falam publicamente sobre sua luta contra a depressão permanecem pioneiros, os mais bravos dos bravos.
E, no entanto…
O estadista Winston Churchill, herói da II Guerra Mundial, falou abertamente sobre doses de Johnny Walker, charutos, escrita, pintura e artesanato (ele era um pedreiro amador). Isso foi antes de Prozac. Não é exatamente uma pessoa fraca, Sir. Winston.
David Desrosiers, baixista do Simple Plan, anunciou na quinta-feira que não iria participar da próxima turnê europeia e que era hora de ele “explicar por que há momentos em que eu posso não estar com os meus companheiros de banda e tocar para vocês. Eu luto agora contra uma depressão aguda…”
Sim, um cara que usa calças de couro, uma estrela do rock mundial que toca o instrumento de cordas mais viril de tudo, o baixo (cordas grossas, corpo grande, teclas grandes) pode experimentar episódios depressivos. E o diga. Parabéns!
Espero que o seu gesto encoraje os homens que sofrem em silêncio a pedir ajuda. A depressão é uma doença que, embora diagnosticada, pode ser tratada e controlada. Cada caso é diferente, mas todos compartilham o mesmo sofrimento depressivo impronunciável na cabeça, no corpo e no coração.
Uma velha amiga
No mês passado, o ruivo Harry, filho mais novo da princesa Diana, revelou ao mundo ter depressão desde os 12 anos, logo após a morte de sua mãe. Hoje, aos 32, ele decidiu falar e incentivar os homens a fazê-lo. As pessoas ao seu redor apenas estavam esperando por isso.
“Eu sofro de depressão crônica. Eu tinha 13 anos quando ela me abateu pela primeira vez, e 17 pela segunda vez. Ela deixou seu cartão de visita depois de minhas duas gestações. Ela sabe todos os meus gatilhos, mas eu aprendi ao longo dos anos a derrotá-la graças a uma dosagem de medicação inteligente e a uma vida saudável, e o amor incondicional de minha família. Tudo está bem.”
David Desrosiers: levanto meu chapéu para você e desejo-lhe uma rápida recuperação.
Lembrando que iniciamos recentemente a campanha #HereForDavid, que objetiva juntar fãs da banda a fim de mandar mensagens positivas ao baixista do Simple Plan, incentivando sua recuperação e conscientizando o público geral sobre essa patologia que tanto acomete o mundo moderno.